Quem nunca passou à situação de fechar a torneira e ela continuar pingando? Aperta um pouco mais e ainda assim a goteira continua. Essa situação bastante corriqueira ocorre porque o registro da água está com alguma folga ou com o rompimento de um anel de vedação, o que dificulta o fechamento completo do registro.
Apesar de comum, o problema é que torneira pingando desperdiça uma grande quantidade de água, e isso pode se tornar em uma dor de cabeça e, também no bolso, com aumento considerável da conta de água.
Para saber como proceder nessa situação, preparamos um artigo completo sobre como consertar o registro de água que não fecha e fica pingando, para que você tenha mais economia com água em sua casa.
Registros são dispositivos feitos para controlar e bloquear o fluxo de água em um determinado encanamento, seja de abastecimento de água ou rede coletora de esgoto. Os registros possuem diferentes tipos, como:
O registro de gaveta é usado para o bloqueio completo da vazão de água de uma rede e, também, é conhecido como registro geral. Esse registro pode ser identificado, sendo aquele que está na parede de banheiros, cozinhas e lavanderias, e utilizado vez o outro para fechar o fornecimento de água, para localização de vazamentos ou qualquer tipo de manutenção hidráulica.
O registro de pressão é a torneira que abrimos e fechamos diariamente para usar a pia do banheiro, para lavar a louça ou lavar o quintal. Ele serve para o controle localizado, ou seja, apenas naquele ponto de uso.
O registro esfera é usado para o bloqueio total da água no cavalete e nas caixas d´água. Ele é instalado na junção da caixa de água e toda vez que é preciso limpá-la ou fazer alguma manutenção, é possível fechá-la sem comprometer os outros registros. O registro esfera possui mais durabilidade e resistência, feito com material que suporta maiores pressões e não possui riscos de corrosão.
A válvula de retenção é um tipo de registro, mas usado no esgoto e serve para bloquear e controlar o fluxo da água com escoamento para apenas um ponto, evitando que esta volte. Indicada para regiões com problemas de enchentes e alagamentos.
Neste artigo, falaremos apenas dos registros para abastecimento de água, pois estes são os mais propensos a vazamentos de água e a necessidade de manutenção. Saiba mais no próximo tópico.
Quando fechamos o registro de pressão como a torneira da pia, por exemplo, ele tem que bloquear completamente o fornecimento de água, mas se isso não ocorre, é preciso analisar uma dessas causas:
O anel de vedação da torneira, ou também conhecido como “courinho” da torneira, é um dispositivo que fica dentro da válvula da torneira e serve para garantir que ao fechar a torneira, o fornecimento de água seja completamente bloqueado, já que esse anel de vedação se ajusta, impedindo que a água passe.
Quando esse anel se rompe, geralmente por conta do uso e muita força imposta sobre a válvula ao fechá-la, abre brechas que facilitam a passagem da água, causando pequenos vazamentos, como as goteiras.
O reparo da torneira é um dispositivo de metal onde o anel de vedação fica posicionado. Quando acontece de romper a vedação, o reparo não consegue bloquear a água, permitindo que a torneira fique pingando incessantemente.
Quando a pressão da água é muito alta, os registros podem não conseguir suportá-la e bloquear a forte vazão, dando início a goteiras em torneiras e chuveiros.
As peças hidráulicas, como torneiras, devem ser de boa qualidade, com metais que sejam resistentes para a pressão da água e tenham peças que sejam de fácil troca e durabilidade.
Outro motivo da quebra de registros, é quando estes estão muito antigos e sofreram corrosão ou algum outro tipo de danificação, que não é possível mais fazer a manutenção.
Dica sempre utilize registros de marcas conhecidas como Tigre e Amanco
Quando algum destes 4 exemplos acontecem, o registro pode começar a vazar, sendo o vazamento mais comum nesse caso, o gotejamento ou a torneira escorrendo água. Para termos uma ideia do problema que envolve o registro com vazamento, uma torneira gotejando, desperdiça até 20 litros de água por dia. Já uma torneira que o gotejamento já escorre água sem parar, pode desperdiçar o dobro, 40 litros de água diariamente.
No fim do mês, esse desperdício eleva consideravelmente a conta de água, e o conserto dos registros é a melhor solução para evitar mais prejuízo. Confira a seguir, como é feito o conserto de registros de água e qual o profissional capacitado para esse serviço.
O profissional indicado para resolver o problema de vazamento de água é o caça vazamentos, que é especializado na localização de vazamentos, utilizando equipamentos de tecnologia, que fazem a rápida averiguação de um ambiente e identificam problemas hidráulicos.
Em registros, seja ele de gaveta, de pressão ou esfera, o caça vazamentos encontra o problema rapidamente, já que geralmente estes registros são facilmente visíveis e com identificação rápida do vazamento.
Em registros de gaveta, o profissional poderá pedir a troca do registro, pois este tipo de registro precisa ter boa resistência, já que suporta grandes pressões, assim como o de esfera. Já o registro de pressão pode ser consertado, geralmente com a troca do anel de vedação e reparo completo, principalmente se a válvula e a torneira estiverem espanadas.
O caça vazamentos faz, ainda, a análise do encanamento próximo, buscando vazamentos ocultos que podem dificultar o fornecimento de água, pressão da água e causar ainda mais prejuízo e desperdício, principalmente se os registros já foram devidamente consertados.
O caça vazamentos é um profissional extremamente necessário para a solução do problema de registro de água em sua casa, além de qualquer tipo de vazamento hidráulico. Na Rei Caça Vazamentos, encontre o profissional mais qualificado e pertinho de você! Não deixe a manutenção hidráulica para depois e conte com a Rei Caça Vazamentos para te ajudar!