Skip to content

Os 5 benefícios da manutenção preventiva em encanamentos residenciais

Os 5 benefícios da manutenção preventiva em encanamentos residenciais
Banner caça vazamento água

Os 5 benefícios da manutenção preventiva em encanamentos residenciais

Existe um ditado muito conhecido que diz: ´´melhor prevenir do que remediar“. A sabedoria popular é real, pois deixar certas situações para resolver depois é um erro que pode custar muito caro.

Os 5 benefícios da manutenção preventiva em encanamentos residenciais

É o caso da Manutenção Preventiva, uma maneira inteligente de evitar problemas futuros, mas que nem sempre levamos a sério, até que um problema real apareça. 

A Manutenção Preventiva em encanamentos residenciais pode dar ao proprietário mais informações sobre a qualidade do encanamento, seus possíveis problemas, trocas e consertos que possam ser necessários.

Neste artigo, falaremos dos 5 Benefícios da Manutenção Preventiva em encanamentos residenciais e garantir assim a qualidade de todo sistema hidráulico pela casa.

Sistema Hidráulico residencial

O Sistema hidráulico residencial é um emaranhado de canos e conexões que são partilhados em pontos considerados molhados: banheiros, cozinhas e lavanderias, além de quintais. 

Sistema Hidráulico residencial

Esse sistema é abastecido por uma caixa d´água, que serve como fonte de armazenamento de água, recebido do serviço público de abastecimento. Para que esse sistema hidráulico esteja sempre operando com qualidade, é preciso que haja alguns pontos em consideração como:

  • Tubulações em perfeita qualidade- Os canos utilizados não podem estar danificados ou envelhecidos. Canos de ferro fundido por exemplo, não são mais indicados, e sim a troca por canos e conexões de pvc, mais resistentes, duráveis e fáceis de instalar e reparar;
  • Água limpa– A água oferecida pelo serviço de abastecimento, geralmente é tratada, porém é sempre importante analisar a qualidade da água antes do uso, sejam para banho, cozimento de alimentos ou consumo;
  • Instalação correta do encanamento- A instalação das tubulações é outro dado importante. A instalação correta evita que problemas futuros com vazamentos aconteçam;
  • Planta hidráulica- Uma forma de garantir a qualidade do sistema hidráulico é possuir uma planta hidráulica de toda casa, pois com esse documento, é possível determinar onde estão as tubulações e fica mais fácil a correção de problemas. 

Para evitar problemas no sistema, a Manutenção Preventiva é fundamental. Ao chamar um profissional de Caça Vazamentos, ele deve observar todo sistema e encontrar possíveis pontos de defeitos ou corrigir aqueles que ainda não apresentam problemas, evitando situações no futuro.

A manutenção preventiva é a melhor forma de manter o sistema hidráulico residencial sempre com seu funcionamento completo e perfeito por mais tempo.  

Manutenção Preventiva e seus benefícios

 

1° Menos imprevistos e problemas a médio e longo prazo

 

Um dos benefícios da Manutenção Preventiva são os imprevistos com vazamentos de água, como é o caso de infiltrações ocultas. Muitas vezes, um pequeno furo imperceptível é o suficiente para causar prejuízos como aumento do consumo de água e valores mais altos desse uso.

Os furos por menores que sejam, acabam causando infiltrações que só são vistas depois de um tempo, quando geralmente o problema já se instalou e a infiltração aumentou, se localizando em outros pontos. 

A manutenção preventiva garante que esse tipo de situação seja evitada, já que um profissional de Caça Vazamentos faz a análise das tubulações, usando equipamentos para localização de vazamentos, sem a necessidade de quebrar a parede.

 

2° Mais economia

 

A Manutenção preventiva também é ideal para evitar prejuízos no futuro. Quando um morador solicita o auxílio de um Caça Vazamentos, o profissional faz uma varredura em todos os canos, conexões e checa cada torneira, observando se tudo está bem nivelado e faz testes para se certificar que não existem vazamentos internos.

Dessa forma, o proprietário da residência tem a certeza e segurança que não irá encontrar infiltrações de água que podem trazer dores de cabeça no futuro e principalmente gastos desnecessários.  

Além disso, o serviço de Caça Vazamentos é o melhor custo benefício quando o assunto é o conserto de tubulações de água, pois o profissional é capacitado e certificado, para lidar com todo tipo de vazamento e problemas hidráulicos, dando menos custos ao cliente, já que não faz um quebra quebra em todo local 

 

3° Riscos reduzidos 

 

Ao ver um a estrutura de concreto, é quase impossível pensar que ela pode ceder a qualquer momento, por conta de uma infiltração, mas o poder da água é implacável e caso haja uma situação como essa ocorrendo dentro de uma parede por exemplo, existe um grande risco da estrutura ceder e ocasionar acidentes fatais.

Por isso é tão importante o trabalho do Caça Vazamentos, que ao menor sinal de infiltração, neutraliza o problema e evita que a umidade continue ocorrendo, causando estragos maiores a longo prazo.

 

4° Imóvel com melhor valorização no mercado

 

Um imóvel com a Manutenção preventiva hidráulica em dia, garante uma residência mais segura para moradores e em perfeito estado para ser vendida posteriormente. Com nenhum problema hidráulico, isso pode ser um fator vantajoso na hora da venda. 

Outro ponto competitivo nesse aspecto, é o uso de louças e materiais de alta qualidade estética e funcionalidade, o que dá ao imóvel ainda mais charme e valorização.

 

5° Manutenção Preventiva periódica 

 

Para fazer a Manutenção Preventiva, é preciso seguir critérios quanto ao tempo de vistoria das tubulações. Por exemplo, a manutenção preventiva de encanamento deve ser feita a cada 3 anos, no caso de encanamento com mais de 10 anos e quanto mais novo, esse tempo pode ser prolongado.

Calhas devem ser limpas sempre antes da temporada de chuvas, ou seja, ao menos a cada 9 meses. 

A manutenção de banheiros e cozinhas com rejunte nos revestimentos das paredes, pode ser feito a cada 6 meses, e isso acontece para evitar infiltrações de água, por conta do vapor e água do chuveiro, além do sabão, que podem corroer o material com o tempo.

A limpeza das caixas d´água devem ser feitas a cada 6 meses. A limpeza de ralos e tubulações de esgoto também podem ser inspecionadas mensalmente. 

Para manter pias de banheiro e cozinha sempre limpas, a dica é jogar bicarbonato de sódio, água quente e vinagre nas tubulações, pois esses compostos corroem pequenos detritos que possam causar entupimentos. 

Para uma manutenção preventiva de qualidade, solicite sempre o auxílio de uma desentupidora ou Caça Vazamentos que estará sempre mantendo a limpeza e qualidade do sistema hidráulico residencial funcionando perfeitamente. 

Veja: GÁS CANALIZADO: QUAIS SÃO AS OPÇÕES NO MERCADO?

OrçamentoLigue Agora
+ +
Don`t copy text!
Dúvidas
Orçamento
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp