A escolha de bons produtos faz toda a diferença para garantir a vida útil material deles. Sua resistência, o local onde estarão expostos e a segurança que oferecem, são alguns pontos que devem ser observados.
A manutenção preventiva de materiais é necessária, porém, quanto mais tempo a estrutura ou o material não necessitar de ajustes ou troca, será melhor, principalmente, se o local for de difícil acesso ou necessitar de produtos de qualidade.
Nesse artigo, falaremos sobre a vida útil dos materiais, quanto tempo, em média duram alguns dos materiais mais utilizadas na construção civil, quanto tempo as peças hidráulicas duram em média e quando é importante a manutenção preventiva.
Ao desenvolver um projeto como planta elétrica e planta hidráulica, o arquiteto e seus assistentes, precisam definir não apenas o desenho, proporções e onde vai cada coisa, mas o tipo e qualidade dos produtos utilizados na obra.
Essa preocupação pode, inclusive, determinar a conclusão da obra, já que materiais de péssima qualidade, podem oferecer riscos e acabar tendo defeitos que aumentarão o custo e o tempo para entrega do empreendimento.
Segundo normas da ABNT NBR 15.575/2013, a vida útil material deve ser determinada em 3 categorias:
Na construção civil, é importante conhecer a vida útil material de alguns produtos. Confira alguns deles:
Atualmente, a projeção é que uma construção feita nos dias de hoje possa durar de 80 a 100 anos, porém, é vital que durante esse tempo, manutenção preventiva e manutenção corretiva sejam executadas.
Entre os produtos com a vida útil material que gera maior preocupação são as peças hidráulicas, e sobre elas, falaremos no próximo tópico.
As peças hidráulicas podem ter uma boa durabilidade, porém, tudo depende da qualidade das peças e o uso.
Em geral, peças de ferro galvanizado podem durar até 30 anos. Geralmente, torneiras e peças de descarga na parede utilizam o ferro galvanizado, com menor probabilidade de ferrugem e incrustação, elevando a vida útil material.
Peças de plásticos como vedação de vaso com caixa acoplada e sifões simples de pia para banheiro e lavabo, tem durabilidade curta, de no máximo 5 anos com limpeza e cuidados.
Já peças hidráulicas como canos de PVC tem uma durabilidade maior: entre 40 e 50 anos. Isso ocorre porque o PVC é um material que com água fria e sem contato com pontos aquecidos, pode resistir muitos anos sem qualquer defeito.
O problema, porém, é que as peças hidráulicas em PVC podem enfraquecer e sofrer rachaduras com o tempo, principalmente se tiverem mais de 20 anos e nenhuma manutenção.
Os canos de PVC podem apresentar inúmeros problemas tanto por conta da instalação como por causa da qualidade do tubo.
Tudo de má qualidade, tem sua durabilidade menor e podem apresentar mais furos com frequência.
Vazamentos recorrentes são comuns em tubos mais antigos, portanto, é preciso uma manutenção preventiva ou corretiva sempre que necessário.
A manutenção preventiva é o ideal, pois garante que o tubo seja consertado ou trocado, acabando com vazamentos e garantindo o abastecimento sem intercorrências.
Para ter um serviço de qualidade em sua casa, garantindo a manutenção preventiva do encanamento e peças hidráulicas de seu banheiro, cozinha e lavanderia, a Rei Caça Vazamentos está pronta para ajudar.
São mais de 15 anos de experiência no mercado, oferecendo atendimento de qualidade, execução com transparência e rapidez, além de profissionais capacitados para garantir um serviço eficiente para você.
Seja um dos mais de 3 mil clientes satisfeitos, com preço baixo e garantia para a tranquilidade de sua família.