Mais uma vez, Curitiba saiu na frente no quesito saneamento entre as capitais brasileiras. Dessa vez, o resultado serviu como uma espécie de presente aniversário para a capital, que completa seus 326 anos.
Mas, que ranking é esse?
O Ranking Abes da Universalização do Saneamento é feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Ele apresenta o percentual da população das cidades brasileiras que tem acesso a serviços de saneamento.
Com o ranking, é possível analisar quantos e quais municípios estão no rumo da universalização do saneamento.
O ranking possui cinco indicadores, que são: abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos.
Além disso, sua pontuação máxima é de 500 pontos. De acordo com a pontuação do município, é possível ter uma ideia de como o saneamento está. A tabela para que isso possa ser acompanhado é:
A capital do Paraná ficou com a maior pontuação no II Ranking Abes de Universalização do Saneamento. De um total de 500 pontos, Curitiba somou 499,99, a pontuação mais alta já conquistada.
No entanto, já era de se esperar. A capital tem feito grandes investimentos e melhorias na área de saneamento. Há pouco mais de um ano, por exemplo, Curitiba assinou um novo contrato com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
O contrato assinado com a Sanepar teve como objetivo cumprir as metas do Plano Municipal de Saneamento Básico.
As notas máximas de Curitiba foram em abastecimento de água, tratamento de esgoto e coleta e destinação adequada de resíduos sólidos. A única em que obteve 99,9 foi na cobertura de esgoto.
Rumo a Universalização
Além de ser um ótimo resultado para Curitiba, esse resultado também acrescenta muito à Sanepar, companhia responsável pelo saneamento de Curitiba. Afinal, o ranking também aponta a Companhia de Saneamento do Paraná como referência em saneamento no país.
Um fato muito importante é que o bom, para não dizer ótimo, saneamento de Curitiba também influencia em outros setores. A saúde é um grande exemplo.
De acordo com a Unicef, a falta de saneamento básico é responsável por grande parte das mortes por diarreia no mundo. São 88%, para ser mais exato. Além disso, a diarreia é a segunda maior causa de mortes em crianças de até 5 anos.
A partir de agora, Curitiba será vista como um exemplo a ser seguido por outras cidades brasileiras. Isso é, sem dúvida, uma grande conquista para a cidade.
Agora, além de admirar o prestígio conquistado por Curitiba, é preciso que as outras cidades, principalmente as mais necessitadas de saneamento, a usem como modelo. As cidades, inclusive, podem usar o modelo de ação de Curitiba como base para montar o seu próprio.
Espero que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre esse ranking e o tamanho prestigio conquistado por Curitiba nesse momento. Espero, também, que você tenha gostado da leitura.
Conheça o blog da Desentupidora Giracano, empresa especializada em serviços de desentupimento em Curitiba.