Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Vida útil material: A importância da manutenção preventiva
Localização de Vazamento orçamento banner 2023

Vida útil material: A importância da manutenção preventiva

Vida útil material

A escolha de bons produtos faz toda a diferença para garantir a vida útil material deles. Sua resistência, o local onde estarão expostos e a segurança que oferecem, são alguns pontos que devem ser observados.

A manutenção preventiva de materiais é necessária, porém, quanto mais tempo a estrutura ou o material não necessitar de ajustes ou troca, será melhor, principalmente, se o local for de difícil acesso ou necessitar de produtos de qualidade.

Nesse artigo, falaremos sobre a vida útil dos materiais, quanto tempo, em média duram alguns dos materiais mais utilizadas na construção civil, quanto tempo as peças hidráulicas duram em média e quando é importante a manutenção preventiva.

Vida útil material na construção civil

Ao desenvolver um projeto como planta elétrica e planta hidráulica, o arquiteto e seus assistentes, precisam definir não apenas o desenho, proporções e onde vai cada coisa, mas o tipo e qualidade dos produtos utilizados na obra.

Essa preocupação pode, inclusive, determinar a conclusão da obra, já que materiais de péssima qualidade, podem oferecer riscos e acabar tendo defeitos que aumentarão o custo e o tempo para entrega do empreendimento.

Segundo normas da ABNT NBR 15.575/2013, a vida útil material deve ser determinada em 3 categorias:

  1. Substituível

    – Materiais que podem ser substituídos, ou seja, tem vida útil mais curta que o próprio prédio;

  2. Manutenível

    – Duráveis, os manuteníveis podem ser substituídos ou receberem manutenção para manterem sua qualidade. Exemplo: Janelas e portas;

  3. Não-Manutenível

    – materiais como a fundação que não oferecem possibilidade de manutenção.

Na construção civil, é importante conhecer a vida útil material de alguns produtos. Confira alguns deles:

  • Estrutura do imóvel– Pode durar, sem manutenção, até 50 anos, porém com o tempo poderá apresentar infiltrações, pintura descascando e problemas hidráulicos;
  • Piso da parte externa– Até 13 anos ou menos, dependendo do tráfego como carros e pessoas. Pisos internos duram o dobro de tempo;
  • Revestimentos internos e externos– Em média 20 anos. Com o tempo e sem manutenção, podem descolar e cair da parede.

Atualmente, a projeção é que uma construção feita nos dias de hoje possa durar de 80 a 100 anos, porém, é vital que durante esse tempo, manutenção preventiva e manutenção corretiva sejam executadas.

Entre os produtos com a vida útil material que gera maior preocupação são as peças hidráulicas, e sobre elas, falaremos no próximo tópico.

Vida útil material de peças hidráulicas

As peças hidráulicas podem ter uma boa durabilidade, porém, tudo depende da qualidade das peças e o uso.

Em geral, peças de ferro galvanizado podem durar até 30 anos. Geralmente, torneiras e peças de descarga na parede utilizam o ferro galvanizado, com menor probabilidade de ferrugem e incrustação, elevando a vida útil material.

Peças de plásticos como vedação de vaso com caixa acoplada e sifões simples de pia para banheiro e lavabo, tem durabilidade curta, de no máximo 5 anos com limpeza e cuidados.

Já peças hidráulicas como canos de PVC tem uma durabilidade maior: entre 40 e 50 anos. Isso ocorre porque o PVC é um material que com água fria e sem contato com pontos aquecidos, pode resistir muitos anos sem qualquer defeito.

O problema, porém, é que as peças hidráulicas em PVC podem enfraquecer e sofrer rachaduras com o tempo, principalmente se tiverem mais de 20 anos e nenhuma manutenção.

Manutenção preventiva hidráulica

Os canos de PVC podem apresentar inúmeros problemas tanto por conta da instalação como por causa da qualidade do tubo.

Tudo de má qualidade, tem sua durabilidade menor e podem apresentar mais furos com frequência.

Vazamentos recorrentes são comuns em tubos mais antigos, portanto, é preciso uma manutenção preventiva ou corretiva sempre que necessário.

A manutenção preventiva é o ideal, pois garante que o tubo seja consertado ou trocado, acabando com vazamentos e garantindo o abastecimento sem intercorrências.

Rei Caça Vazamentos

Para ter um serviço de qualidade em sua casa, garantindo a manutenção preventiva do encanamento e peças hidráulicas de seu banheiro, cozinha e lavanderia, a Rei Caça Vazamentos está pronta para ajudar.

São mais de 15 anos de experiência no mercado, oferecendo atendimento de qualidade, execução com transparência e rapidez, além de profissionais capacitados para garantir um serviço eficiente para você.

Seja um dos mais de 3 mil clientes satisfeitos, com preço baixo e garantia para a tranquilidade de sua família.

5/5 - (151 votes)
Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Escanear o código
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp