Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Vazamentos de esgoto: 5 maneiras de evitá-lo e proteger sua casa
Banner caça vazamento água

Vazamentos de esgoto: 5 maneiras de evitá-lo e proteger sua casa

Vazamentos de esgoto

Vazamentos de esgoto ocorrem quando a tubulação do sistema de esgoto é danificada ou corroída. Estes danos podem ser causados por raízes de árvores, defeitos nos canos e má instalação ou mesmo chuvas fortes.

Nas tempestades, é comum o encanamento de esgoto inundar e em regiões propensas a alagamentos e enchentes, aumenta significativamente a pressão nos tubos, causando os vazamentos de esgoto. Além disso, nas inundações de esgoto, os entupimentos também são outra causa do problema.

Entre 2016 e 2017, a Sabesp– Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, computou mais de 60 mil desobstruções de esgoto em São Paulo e região metropolitana, com mais da metade das ocorrências, feitas apenas na capital.

Os entupimentos de esgoto danificam os canos e favorecem o perigo de vazamento de esgoto nessas tubulações, gerando mau cheiro, infiltrações e oferecendo riscos a saúde dos moradores.

Para evitar e combater este problema, preparamos para você 5 dicas do que é preciso para evitar os vazamentos de esgoto doméstico e as medidas mais eficazes para proteger sua casa e sua família.

As 3 principais causas de vazamentos de esgoto

Antes de mais nada, você deve conhecer as situações que causam vazamentos de esgoto, para depois aprender como evitá-lo.

No passado, os vazamentos de esgoto eram causados por uma variedade de fatores. Estes incluem tubos envelhecidos, com corrosão e raízes de árvores que podem crescer nos tubos, por conta de suas raízes mais profundas e próximas deles.

No entanto, os vazamentos de esgoto de hoje são mais comumente causados por entupimentos que se formam nos canos. As três principais causas de entupimentos são:

1. Acúmulo de graxa e cola na parede dos canos

A graxa e a cola na parede dos canos, pode ser uma forma de unir com mais facilidade as tubulações, porém, se em abundância, pode comprometer a passagem da água, favorecendo entupimentos e danificando o cano;

2. Papel higiênico e resíduos sólidos

Papel higiênico e resíduos como absorventes, são encontrados em muitas tubulações com entupimentos e por conta da pressão da água, podem ocorrer vazamentos;

3. Lixo descartado indevidamente

Muitas pessoas têm o hábito de descartar lixo nas tubulações de esgoto, contudo, essa prática causa obstruções nos canos, além de problemas ambientais e contaminação da água.

Os perigos dos vazamentos de esgoto

Vazamentos de esgoto podem causar muitos problemas. Eles levam à contaminação do meio ambiente, acúmulo de dejetos e até a morte. Vazamentos de esgoto são mais comuns do que você imagina. Eles são um dos tipos mais caros de vazamentos de água para consertar.

Os canos de esgoto são frequentemente enterrados no subsolo e de difícil acesso, portanto, localizar e reparar um vazamento assim é um grande desafio.

Os canos de esgoto podem ter todo tipos de problema, atraindo insetos e roedores e causar um odor insuportável. No caso de contato direto com a água contaminada, pode ser fatal.

Por serem canos enterrados na instalação, o reparo do esgoto se torna muito difícil por conta do acesso. Além disso, é um trabalho demorado e necessita do auxílio de uma empresa especializada para detectar o vazamento e fazer um serviço eficiente.

5 dicas de como você pode evitar que sua casa seja inundada com esgoto

Como foi dito na introdução, no período das chuvas, é possível que nas tempestades a água inunde as tubulações de esgoto e cause entupimentos e pressões, porém, temporárias.

Entretanto, em regiões que enchentes e alagamentos são frequentes, é comum que a água demore mais para escoar e o esgoto acabe ficando mais tempo inundado.

O problema provoca grande pressão no cano, criando fissuras e rompimentos que geram vazamentos com mais facilidade. Quando isso acontece, a água pode esvair pelos ralos e vasos sanitários, inundando a casa e causando problemas sérios com mau odor, sujeira e o mais preocupante, as contaminações.

A seguir, estão algumas maneiras de evitar que sua casa seja inundada com esgoto e os canos sejam reparados com mais eficiência:

  1. Em primeiro lugar, certifique-se de que todo o seu encanamento seja inspecionado e se o seu funcionamento está regular;
  2. Caso more em uma casa em região de enchentes frequentes, instale uma válvula de retenção, uma peça barata e segura que prevê transbordamentos e serve como um antirreflexo para que a água não retorne pelos ralos e sanitários;
  3. Nunca jogue lixo no esgoto, por menor que seja o detrito. Utilize sempre lixeiras e sacos de lixo para isso e quando estiverem cheios, feche bem os sacos
  4. Mantenha todos os ralos livres de detritos usando filtros nas pias da cozinha e banheiras e desentupindo os cabelos dos ralos do chuveiro pelo menos uma vez por semana;
  5. Observe qualquer tipo de ineficiência do sistema de esgoto, especialmente se você mora em uma área onde há muitas árvores, que podem causar a queda de galhos na rede de esgoto e obstruir o cano.

Contudo, se notar sinais de acúmulo de esgoto em sua casa, chame um profissional o mais rápido possível para reparar o esgoto e resolver o problema.

Como proteger a casa de vazamentos de esgoto

Como proprietário, é muito importante estar ciente das diferentes maneiras de proteger sua casa contra vazamentos de esgoto.

Os vazamentos de esgoto podem levar a grandes problemas, como comprometimento da saúde e danos materiais. Sobretudo, ao dedicar tempo e esforço para descobrir como proteger sua casa contra vazamentos de esgoto, confira este post que fala mais sobre vazamentos no esgoto e como evitar todos esses problemas em potencial.

Caso o vazamento já esteja acontecendo, é preciso agir rápido. Chame agora a Rei Caça Vazamentos e peça uma visita e orçamento, que mandaremos uma equipe para avaliar e resolver o problema, com atendimento de qualidade, preço acessível e garantia, para você viver com qualidade de vida com sua família.

 

 

4.9/5 - (68 votes)
Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp