Skip to content

Vazamento de esgoto: como descobrir e consertar o problema

Vazamento de Esgoto como descobrir e consertar o problema
Banner caça vazamento água

Vazamento de Esgoto: como descobrir e consertar o problema

Vazamentos de água são problemas hidráulicos muito comuns em qualquer residência, pois podem acontecer em qualquer momento, por conta de fatores como tubulações antigas, mal instaladas ou algum furo acidental.

Vazamento de Esgoto como descobrir e consertar o problema

Geralmente, se fala muito sobre vazamentos de água limpa, ou seja, aquela que é servida pelo sistema de abastecimento público, porém algo mais incomum, mas que também pode ocorrer, é o vazamento de esgoto. 

As tubulações de esgoto também precisam ter uma atenção especial, já que também podem romper e ao contrário das tubulações de água, podem ser muito mais perigoso e oferecer riscos a vida e a saúde dos moradores. Confira neste artigo, tudo sobre Vazamento de esgoto.

Vazamento de esgoto

O vazamento de esgoto é um problema hidráulico, onde o encanamento, seja os ramais ou a tubulação central da rede de esgoto, possui fissuras ou rompimentos, causando vazamentos localizados.

Vazamento de esgoto

Os vazamentos de esgoto podem ocorrer por vários motivos, dentre eles:

 

  • Encanamento antigo

 

Tubulações de ferro fundido ou mais antigos, como as de manilha, são encanamentos muito utilizados para as primeiras instalações há 50 ou 100 anos atrás. 

O problema desses tipos de encanamentos, é que o ferro sofria corrosão, apodrecendo e criando aberturas que causavam vazamentos. Já nas manilhas, que geralmente eram de barro nos bairros, o material podia apresentar com o tempo, rachaduras e vazamentos. 

Ambos tipos de esgoto não são mais utilizados no Brasil, substituídos pelo PVC, tubo mais resistente, fácil de instalar e de manutenção descomplicada, além de barato e duradouro. 

 

  • Encanamento com tubulação incompatível

 

Outro problema é o diâmetro usado no esgoto. Em geral, o mínimo recomendado é de 100 mm, ou seja tamanho do tubo do esgoto central. Os ramais que serão ligados a esse tubo podem ter entre 40 mm, os de pia de cozinha e banheiros, caixa sifonada até o esgoto de 50 mm e 75 mm o tubo usado na lavanderia. 

Diâmetros menores, tendem a apresentar maiores problemas de entupimentos e maiores podem ser incompatíveis com a instalação. Por exemplo, o cano deve ser instalado com uma profundidade de 50 cm até o piso e esta profundidade não pode ser muito maior que isso, para ser de fácil limpeza e na solução de possíveis entupimentos.

 

  • Entupimentos

 

Outra causa de vazamentos em esgoto são os entupimentos. Em geral, entupimentos por gordura e objetos pontiagudos e pedras, são as causas de rompimento de esgoto e vazamentos. 

Mas nem todos entupimentos causam vazamentos, por isso ambos possuem diferenças. No vazamento, existe infiltrações e no caso do esgoto, o problema pode ser mais grave, já que existe a liberação de gases, bactérias e sujeira que pode comprometer a residência e trazer problemas de saúde para a família. 

Sinais de Vazamento de esgoto

O Esgoto dá sinais mais claros que uma tubulação de água limpa comum. Como:

Sinais de Vazamento de esgoto

  • Mal cheiro- É comum perceber um odor fétido característico que sai dos ralos do chuveiro e também das pias. Mas antes de crer ser um vazamento de esgoto, é importante avaliar se restos de alimentos ou qualquer tipo de sujeira armazenadas no sifão por exemplo, não sejam a causa do cheiro ruim;
  • Barulho estranho que vem do chão- O vazamento de esgoto pode-se revelar através de sons de algo trepidando ou enroscado em algo, muitas vezes forte e outras quase imperceptível;
  • Infiltração e umidade no piso- O piso do local com vazamento de esgoto, pode apresentar uma infiltração e umidade anormal. Por exemplo, em locais sem revestimento, só no contrapiso, é comum ver o local com aspecto molhado e quando o vazamento é acentuado, é possível notar certa umidade. 

Já em piso com revestimento, o mesmo com a umidade, pode manchar e ficar com aspecto mais escurecido. Conforme o vazamento aumenta, a área de umidade se torna mais abrangente. 

Infiltrações em piso por conta de vazamento de esgoto, tendem a ser mais preocupantes e rápidas em aparecer o problema, do que em vazamentos de água limpa. 

Isso acontece, pois o conteúdo da água do esgoto é mais densa e pode conter produtos químicos, além de detritos que podem causar entupimentos, deixando a questão do vazamento ainda mais complicada.

No caso de um vazamento que evolui para um entupimento, é preciso agir rápido, pois a tendência é que o problema se agrave e seja necessária uma intervenção mais séria e geral em todas tubulações da casa…em casos raros, mas possíveis, pode ser necessária a troca das tubulações.

Perigos do vazamento de esgoto

Enquanto um vazamento de água limpa traz mais problemas de ordem econômica e contratempos, o vazamento de esgoto é muito mais complicado, pois existe uma questão de saúde sanitária envolvida. 

Tubulações rompidas dão além do cheiro ruim, a possibilidade da proliferação de micro organismos como fungos e bactérias. No caso de infiltrações de piso, os fungos podem ser mais resistentes e perigosos, dando desde problemas respiratórios até aparecimento de doenças de pele.

Já no caso de outros tipos de micro organismos, as bactérias podem causar doenças graves no trato gastrointestinal. Além da saúde, um vazamento de esgoto geralmente evolui rapidamente e o piso do local afetado tende a se deteriorar. 

Quando o local é um jardim por exemplo, a umidade deixa a terra sempre muito úmida e fofa e pode haver excrementos e detritos, além do odor desagradável. 

Como resolver vazamento de esgoto

Ao menor sinal de algum problema no esgoto, o morador deve chamar o auxílio de uma desentupidora em sua região e relatar o possível problema. Os técnicos ao chegarem no local, irão analisar os pontos do vazamento e se existe também entupimentos. 

Como resolver vazamento de esgoto

Nem sempre o local apresentará entupimentos, sendo que havendo vazamento, a água do esgoto terá passagem liberada na área. A desentupidora, caso tenha entupimento envolvido, fará a limpeza completa da tubulação e deixará livre para o conserto da parte danificada. 

Nesse caso, é hora de pedir um Caça Vazamentos para auxiliar na solução do problema, pois além de fazer o conserto e troca do tubo, ainda usará equipamentos para detecção de novos pontos de vazamentos e que ainda estejam ocultos.

Tudo com qualidade e rapidez, para acabar com problemas de vazamento de esgoto. Solicite hoje mesmo uma visita de um técnico especializado e acabe com problemas de vazamentos em sua casa.

Veja Também

Robô identifica se é necessário fazer reparos em tubulações de esgoto

OrçamentoLigue Agora
+ +
Don`t copy text!
Dúvidas
Orçamento
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp