Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Teste de Estanqueidade: O que é, como é feito e as vantagens
Localização de Vazamento orçamento banner 2023

Teste de Estanqueidade: O que é, como é feito e as vantagens

Teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade é utilizado para garantir a impermeabilização em lajes e piscinas, evitando infiltração e vazamentos.

Para identificar vazamentos de água, falamos muito do Geofone e outros aparelhos para testes.

Existem testes que auxiliam os profissionais na localização de vazamentos de água enquanto é possível ver as tubulações, logo após sua instalação.

O Teste de Estanqueidade é utilizado durante a instalação de encanamentos hidráulicos, lajes e piscinas, independentemente de ser em rede hidráulica ou de vazamentos de gás.

Esse teste evita infiltrações e umidade, além de desperdício. Confira o que é, como é feito e as vantagens.

Teste de Estanqueidade- O que é?

O teste de Estanqueidade é um dos testes mais utilizados para identificação de problemas nas tubulações de água, desde má instalação até deformidades e má qualidade do encanamento.

Este teste é feito em qualquer tipo de tubulação, sendo os testes em tubulações de gás o mais comum.

Nos encanamentos de água, também é benéfico e uma forma corretiva de eliminar qualquer tipo de problema com vazamentos.

Outro local beneficiado por esse teste são as piscinas e lajes, que devem passar pelo teste para garantia de uma boa instalação e sem infiltrações visíveis.

Esse teste nada mais é que uma maneira de identificar problemas no local da impermeabilização de piscinas e lajes.

Existem 2 tipos de testes de estanqueidade:

  • Lâmina d´água de 72 horas;
  • Teste com equipamentos eletrônicos.

Veja a seguir como são feitos estes testes para evitar vazamentos e sua importância.

Como é feito o teste estanqueidade?

O teste pode ser feito em piscinas e antes de fazer o reboco, observando irregularidade com maior facilidade e evitando o retrabalho e prejuízos.

Geralmente, o teste de estanqueidade leva o nome de teste de vazamento em tubulações de água, porém, se o local onde está o encanamento possui impermeabilização, é necessário fazê-lo.

Nele, o teste é feito enchendo o encanamento de água por até 72 horas, observando e analisando goteiras ou umidade nas extremidades.

No caso de áreas impermeabilizadas como lajes, é importante que este teste de estanqueidade seja feito fechando todos os ralos e enchendo com um pouco de água.

É importante que a lâmina de água fique um pouco elevada, na altura da canela e deve ser analisado dentro de 24 horas, observando alterações no nível.

É importante lembrar que em lajes abertas e dias quentes, a água pode sofrer uma pequena evaporação, porém, nada que abaixe muito seu nível.

Quando existe rachaduras na laje, por exemplo, a água irá infiltrar com facilidade e o cômodo abaixo apresentará umidade em algumas áreas e até goteiras.

Nas piscinas, o teste deve ser feito antes do revestimento ou colocação da piscina de fibra, por exemplo.

O pedreiro deve fazer uma lâmina de água e deixar por até 72 horas e analisar possíveis infiltrações.

Outra forma de fazer este teste, é utilizando equipamentos como o Holiday Doctor.

Este aparelho possui um detector que consegue encontrar problemas na impermeabilização com facilidade e com agilidade de apenas 1 hora de uso.

Por isso é tão importante este tipo de teste, que garante que estes problemas sejam prevenidos e corrigidos, antes de fazer o acabamento do local.

Vantagens do teste de estanqueidade

Os testes de estanqueidade com lâmina de água, são geralmente mais demorados, porém, são muito precisos, além de mais baratos do que os testes com Holiday Doctor.

Estes testes ajudam a identificar possíveis falhas na impermeabilização, seja ela rígida ou flexível, garantindo a correção ou a utilização de outro produto para melhor aplicação.

O teste de estanqueidade, garante que piscinas e lajes estejam dentro das normas legais, além da prevenção de vazamentos, inclusive de gás.

Busque o auxílio de um Caça Vazamentos para testes de estanqueidade

O teste de estanqueidade é relativamente simples, porém somente um profissional saberá avaliar possíveis infiltrações e fazê-lo da forma correta.

Outro ponto que deve ser levado em conta, é que somente um encanador e caça vazamentos são os profissionais especializados para fazer a instalação e manutenção preventiva.

Na Rei caça vazamentos, tenha acesso a um time de profissionais capacitados e atuantes para auxiliar você. Entre em contato agora e conheça nossos serviços.

5/5 - (92 votes)
Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Escanear o código
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp