Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Sua piscina tem vazamento ou a água está evaporando?
Banner caça vazamento água

Sua piscina tem vazamento ou a água está evaporando?

Sua piscina tem vazamento ou a água está evaporando

Com a chegada da temporada primavera/verão, é hora de preparar a piscina para curtir com a família e amigos, mas ao limpá-la, você percebeu que ela está com o nível mais baixo que o normal? Pode ser só evaporação, mas também pode ser algo mais sério como um vazamento. 

Vazamentos em piscinas são problemas bem comuns, principalmente quando a piscina não é nova e, também, dependendo do tipo de material em que foi fabricada ou a instalação e tipo de sistema hidráulico. 

Os vazamentos podem ocorrer de diversas formas e para saber qual é a situação de sua piscina, preparamos este post que te explicará a diferença de uma piscina com vazamento e quando está evaporando, os sinais e testes para identificar vazamentos e como resolvê-lo rapidamente e com economia. 

Evaporação em piscina pode diminuir o nível da água? Saiba agora a verdade!

Sim, a sua piscina pode ter uma diminuição do nível em até 5 cm por dia em dias mais quentes. Nos dias mais frescos e até nos mais frios, a evaporação junto com vento e outras intempéries podem diminuir mais de 3 milímetros. 

Porém é perceptível que o nível de perda hídrica mesmo em dias muito quentes é pequena, nada exagerado ao ponto de ser percebido facilmente. Se a piscina fica coberta a maior parte do tempo, mesmo assim a pressão e evaporação não ultrapassa os 5 centímetros citados no parágrafo anterior. 

Ou seja, se a baixa no nível foi muito grande, é preciso analisar se não é um vazamento em curso que está causando o problema. Para descobrir isso, dê uma olhada no próximo tópico.

Os tipos de piscinas

Os tipos de piscinas 

Bom, você já viu que a evaporação por maior que seja, não é capaz de esvaziar sua piscina, mas um vazamento pode causar isso e ainda mais dor de cabeça do que você imagina. 

Para entender como acontecem vazamentos em piscinas, é preciso compreender como funciona uma e os tipos de piscinas existentes, além da forma como devem ser fabricadas ou instaladas. 

Primeiro, a piscina é uma grande bacia gigante que comporta grandes quantidades de água e quanto maior o volume, maior a necessidade da construção da piscina ser bem-feita para que não haja erosões do solo ao redor e a piscina não seja danificada por conta da pressão. 

Conforme a quantidade de água aumenta, a pressão da água é cada vez maior e se a piscina não tiver uma boa engenharia, poderá apresentar problemas logo. Existem duas piscinas no mercado: As suspensas e as enterradas. 

As piscinas suspensas, como o próprio nome diz, estão acima do solo e geralmente, é construída em uma estrutura que suporte o peso comportado. Podem ser feitas em lajes, porém a laje precisa ser reforçada e construída com esse intuito. Já as piscinas enterradas, que são as mais comuns, são feitas enterradas no solo, sendo as de alvenaria as mais comuns. 

Os tipos de piscinas, porém, são variadas. A piscina de fibra de vidro ou apenas fibra, é uma piscina de fácil instalação, rápida e com todas as tubulações já pré-determinadas. Além disso, é só escolher o tamanho e design e fazer a colocação no local. É a piscina com menos riscos de vazamentos, porém pode manchar e riscar facilmente com o uso de produtos químicos. Não pode ser esvaziada depois de cheia, pois isso causa rachaduras na estrutura, por conta das contrações volumétricas. 

A Piscina de vidro é um tipo de piscina suspensa que é formada com blocos de vidro de alta densidade em vidro temperado que suportam peso e pressão da água com boa capacidade. Bonita e moderna, só oferece riscos de vazamentos se casa o vidro romper, ter fissuras ou não houver o encaixe perfeito e vedação correta da piscina. 

Piscinas de alvenaria são construídas do zero e com estrutura em concreto, tubulações e até o design, feitas a partir de um projeto. Pode ser uma das piscinas mais caras por conta da demora na construção, mas oferece mais liberdade na escolha do modelo, cores, uso de equipamentos e enfim, a piscina mais personalizável dentre todas. Porém, é a piscina com maiores riscos de apresentar vazamentos. 

Piscina vazando? Sinais e testes para identificar o problema

Sinais e testes para identificar o problema

Agora que você entendeu como funciona uma piscina e os tipos existentes, é preciso saber os sinais para identificar uma piscina com vazamento, e são eles:

  • Nível da água baixando;
  • Vazamento nos encanamentos hidráulicos;
  • Má impermeabilização do solo, do concreto e do azulejo da piscina;
  • Rejunte saindo ou mal colocado;
  • Azulejos rachados.

Os vazamentos podem encharcar o solo ao redor da piscina e causar erosão e até oferecer riscos de deslizamentos, dependendo da localização da piscina. Existem alguns testes que ajudam a identificar rapidamente se existe mesmo vazamentos:

Com um balde, coloque a quantidade de água que esteja no mesmo nível da piscina e coloque com um peso no fundo e na escada da piscina. Depois de 24 horas, observe se os níveis estão diferentes. Outra dica é com uma caneta de marcação, determinar o nível e depois de 24 horas analisar se houve mudanças no nível. 

Todas as piscinas podem apresentar vazamentos, porém as piscinas de alvenaria oferecem maiores riscos. No caso das piscinas de fibra e de vidro, as empresas fabricantes e de instalação podem se responsabilizar pela manutenção, já nas piscinas de alvenaria, chame um caça vazamentos que cuidará de sua piscina de alvenaria com rapidez, eficiência e economia.

Como solucionar vazamento em piscinas

Sem a destruição da sua piscina, quebrando as paredes ou piso para encontrar vazamentos, o Caça Vazamentos detecta o problema utilizando aparelhos tecnológicos, além de ferramentas e equipamentos que auxiliam na detecção das áreas com rompimentos, facilitando o conserto. 

A manutenção é rápida e o Caça Vazamentos faz a análise de toda a piscina e áreas próximas, para garantir que não haja novos focos de vazamentos e conserta tudo com o máximo de segurança, comodidade e preço baixo. 

Consulte as condições aqui na Rei Caça Vazamentos, empresa com mais de 15 anos de história e 3.000 mil clientes satisfeitos, com visita gratuita para você. Solicite agora seu orçamento!

Rate this post
Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp