Ralo de Piscina

Ralo de Piscinas

Ralo de Piscinas, preparamos um super post para que você saiba tudo sobre como funciona o ralo de fundo de uma piscina.

Ralos de Piscinas

O ralo de fundo de uma piscina é responsável por fazer toda a manutenção de uma piscina, pois através dele que é feito o esvaziamento da piscina, e a filtragem da água.

Perigo Ralo de Piscina

Durante o verão quem não curte uma boa piscina, e nas férias? uma das melhores alternativas para curtir um dia de sol é ir até um parque aquático, clube ou até na casa de amigos passar o dia na piscina, mas cuidado, você pode estar correndo um risco de vida e nem sabia.

Se você tem piscina e não faz ideia do que é um Ralo Anti Sucção ou achou que não era tão importante, tome cuidado, a falta de um ralo anti sucção na sua piscina pode causar diversos acidentes, inclusive fatais.

Fique ligado para saber a importância desse item de proteção para você e sua família e não corra riscos desnecessários, saiba tudo sobre o assunto, marcas, preços e muito mais, confira:

Acidentes Ralo Fundo Piscinas

corpomachucado

O Ralo de fundo é o principal responsável por acidentes fatais dentro de piscinas, pois o mesmo quando em funcionamento acaba sugando a pessoa, e prendendo no fundo da piscina, fazendo com que a pessoa se afogue

O Caso mais famoso de afogamento causado pelo ralo de fundo de uma piscina é da Flávia que está em como a mais de 20 Anos Vítima de um ralo de fundo de piscina.

 

O Que é um Ralo Anti Sucção

Toda piscina para se manter limpa precisa de alguns equipamentos e é nessa hora que diversas pessoas erram, para se ter uma piscina limpa é necessário de:

  • Bomba
  • Mangueira
  • Ralo
  • Peneira
  • Escova

Porém, muitas pessoas por não ter o conhecimento necessário acabam optando por equipamentos simples, normalmente não há problema, até chegar no ralo, ele é responsável por sugar a água para a bomba para que a água seja filtrada e retorne para a piscina, a bomba tem uma grande força e se você usar o ralo simples, poderá correr riscos.

Um verdadeiro salva-vidas, o ralo anti sucção é um dispositivo de segurança indispensável para piscinas, principalmente se houver crianças, pois os riscos são bem maiores para os pequenos, mas não se engane, até adultos podem sofrer risco de vida com a falta deste item, não é novidade ler notícias de pessoas que ficaram presas em ralos.

Importância de se ter um Ralo Anti sucção

O Dispositivo não tem nada de complexo, nada mais é do que um ralo moderno onde a sucção é dividida, impossibilitando assim que cabelos ou membros sejam sugados e você fique preso no fundo da piscina, sem ar e desesperado, infelizmente isso acontece mais vezes do que se imagina, principalmente no Brasil onde há descaso e grande falta de conhecimento sobre assunto.

O Afogamento é a segunda maior causa de morte infantil no Brasil, só perde para a pneumonia, por isso é muito importante estar atento á esses detalhes, infelizmente, na maioria do país não há regras para se ter uma piscina salvo (SP e RJ) dessa forma muita gente acaba correndo esse enorme risco.

Se você é um gestor ou síndico de algum local onde se tenha uma piscina de uso coletivo, não assuma esse tipo de risco, a vida de uma pessoa não tem valor, não tenha esse peso em suas

mãos.

Uso Obrigatório

No Rio de Janeiro, segundo a lei de n°5837, de 11 de novembro de 2010 é obrigatório a instalação de um dispositivo que interrompe a sucção em piscinas de uso coletivo, hotéis, clubes, parques aquáticos, condomínios e academias são obrigados a ter esse dispositivo e ele deve estar a fácil alcance de qualquer pessoa perto da piscina, essa medida foi criada com o objetivo de proteger crianças e adultos.

Se no clube, condomínio ou qualquer outro local que tenha uma piscina de uso coletivo não estar cumprindo as regras, poderá sofrer:

  • Notificação alerta (Caso não altere, poderá sofrer uma multa de mil a 4 mil unidades fiscais de referência do RJ (UFIRs-RJ)
  • Caso não resolva, terá a piscina interditada até a situação se legalizar.

Se você tem piscina em casa, condomínio ou gosta de ir em parques aquáticos, é indispensável que você solicite para os responsáveis a instalação do ralo anti sucção, pois só dessa forma todas as pessoas que frequentarem a piscina estarão protegidas.

É um dispositivo barato e de fácil acesso, sendo encontrado em lojas de piscina e lojas na internet, seu preço de mercado varia em torno de R$ 60,00

Em São Paulo, a lei de n°1847, de 18 de setembro de 2017 exige também::

  • Tampa de anti-aprisionamento ralo de fundo(ralo anti sucção)
  • Botão de emergência para desligamento da bomba (Botoeira de emergência)
  • Tanque de gravidade e barreira de proteção para evitar acesso direto na piscina.

A Situação é grave e alguns estados já estão tomando algumas providências, não seja você ou algum ente querido a próxima vítima da falta de seguranças em piscinas, instale já seu ralo anti sucção ou exija que o mesmo seja feito.

Marcas de Ralo Anti Sucção

Uma marca que esta a 32 anos no mercado e que se preocupa com a vida dos banhistas é a Sodramar que desenvolveu um modelo de ralo anti sucção (Tampa FSB 30m³) de acordo com as normas internacionais, dessa forma sua piscina estará segura, ele aumenta a vasão do dreno para 30m³/h, dessa forma elimina o risco de sucção de membros ou cabelos.

Como é Feita a instalação Ralo Anti Sucção

A instalação do ralo anti sucção é feita com a piscina totalmente cheia, por isso exige que o profissional o qual  ira fazer a instalação tenha curso pratico de mergulho.

Instalação Ralo Anti Sucção

Através de pesquisa encontramos o André da Hidro Express Reparos Subaquático, este sem dúvidas um dos melhores profissionais do mercado em instalação de ralo anti sucção.

Porque Instalar Ralo Anti Sucção

Hoje em dia o lazer deve estar lado a lado com a segurança, se seguir as informações aqui encontradas, irá diminuir e muito qualquer tipo de problemas relacionado á piscinas, com poucas alterações você já deixa a sua piscina em conformidade com as leis e bem mais segura.

Como dito no artigo, é de extrema importância a instalação de um ralo anti sucção, e se possível também a instalação de um dispositivo que desligue a bomba (botoeira), dessa forma serão evitados diversos acidentes, preservando a vida de diversas pessoas, o ralo anti sucção é barato e facilmente encontrado, não deixe que detalhes atrapalhem sua vida, seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, oriente as pessoas pela importância do dispositivo, dessa forma esperamos diminuir a incidências dessas fatalidades.

Ligue Agora
error: Site Protegido !!