Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Qual a Média de Consumo de Água em Uma Residência?
Banner caça vazamento água

Qual a Média de Consumo de Água em Uma Residência?

Qual a Média de Consumo de Água em Uma Residência

Consumo de água: qual deve ser minha média mensal?

Você já se perguntou qual deve ser a média mensal e ideal de consumo de água? Apesar de ser um assunto relativo, que leva em consideração a necessidade de cada família e consumo individual, o consumo de água deve ter sim, uma média para que haja um equilíbrio e cuidado para não a ultrapassar. 

Um dos maiores causadores de perda hídrica é o desperdício e os vazamentos e com a média mensal de consumo de água, é possível controlar os próprios gastos e saber quando existe um vazamento. 

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o consumo de água, como identificar possíveis vazamentos e como controlar o consumo e ter uma média mensal que supra as necessidades, sem perdas e com economia.

A importância em economizar e manter um consumo de água equilibrado

No estado de São Paulo, a média de uso de água por pessoa é de 166,29 litros, mais de 50 litros do recomendado pela ONU- Organização das Nações Unidas, que indica um uso médio de 110 litros por pessoa por dia, 3,3 mil litros por mês. 

A importância em economizar e manter um consumo de água equilibrado

A média de consumo de água no Brasil é de mais de 200 litros por dia e por pessoa, um consumo que retrata um grande desperdício, de um bem que está se tornando cada vez mais caro e escasso. No mundo, os oceanos compreendem em 98% de toda a água do planeta, sendo que apenas 2% são de água doce e considerada em condições favoráveis para consumo, não nos esquecendo que mais de 1% é de água em forma de geleiras!

Ou seja, a água potável disponível é em pouca quantidade e devemos ter todo o cuidado para não desperdiçar com ações inconscientes ou mesmo percebidas, mas sem atenção devida. A economia e o consumo com equilíbrio, podem não só garantir água para todos, mas água de qualidade e mais barata, inclusive para futuras gerações.  

Mas levando em consideração o consumo de um brasileiro que pretende economizar no consumo e baratear o custo, é importante saber como fazer o cálculo desse consumo e no próximo tópico, veja como é feito e comece a mensurar seu uso médio mensal.

Como calcular o consumo de água ideal?

O cálculo do consumo é feito basicamente a partir do Hidrômetro, pois este dispositivo que faz a leitura do que é utilizado. O Hidrômetro ou relógio de água, é o equipamento que fica fixo ao cavalete e por onde a água passa diariamente. Nele, os números em preto controlam o consumo que é geralmente feito em m³ ou 1.000 litros. 

Como calcular o consumo de água ideal 

Para determinar o quanto está sendo usado, de preferência, faça sempre o cálculo no início de cada mês e anote os números e para calcular, é só subtrair o consumo deste mês com o mês passado e o resultado será seu consumo atual. Exemplo:

1.500 Consumo do mês atual
1.254 Consumo do mês anterior
246 Resultado do consumo em m³

Faça isso todos os meses e veja a média de consumo. É possível determinar os meses que o consumo é mais alto e criar meios de economizar neste período e determinar os meses com menos consumo e manter o equilíbrio. 

Frisamos que a cada mês e novo cálculo feito, é possível perceber vazamentos ocultos, principalmente quando comparamos e cruzamos dados com os meses anteriores. Um exemplo é observar os números em vermelho no hidrômetro. 

Estes números indicam o volume da água e são perfeitos para identificar vazamentos, pois quando todos os registros estão fechados e não existe o uso de descarga ou qualquer fonte de água, se estes números continuarem em movimento, é o indício de um vazamento em curso. Dê uma olhada neste assunto no próximo tópico. 

Consumo de água Alto, pode ser Vazamento

Como começamos a falar no tópico anterior, os vazamentos são uma ameaça presente e que deve ser identificada e contida antes de causar estragos maiores. O consumo de água pode ser facilmente comprometido, por conta de um vazamento.

Quanto maior o problema e mais pontos de vazamentos, maior será o desperdício e o consumo sinalizará um aumento contínuo, ao ponto de uma cobrança cada vez mais abusiva. Por isso, antes de reclamar a conta alta de água, é importante fazer testes de vazamentos. Veja alguns testes fáceis, rápidos e eficientes:

  • Teste de vazamento no vaso sanitário– Para saber se o vaso está vazando ou existe um vazamento no encanamento que vai até o vaso sanitário, jogue um pouco de pó de café e veja se ele se deposita no fundo. Caso fique boiando, pode haver um vazamento;
  • Teste da torneira– Encha um copo de água e reserve. Depois, feche todos os registros de água, inclusive o principal e do cavalete e não utilize nenhum a descarga. Feito isso, coloque o copo de água no bocal das torneiras e observe se alguma delas suga a água. Caso isso ocorra, existe um vazamento;
  • Observe paredes, revestimentos e barulhos– Nas paredes, olhe se existe umidade excessiva, um sinal de infiltração. Observe se revestimentos estão se soltando e se há barulhos internos. 

Todas estas dicas são importantes para descobrir vazamentos, mas a única forma de saber se realmente há vazamentos, somente com o auxílio de um profissional caça vazamentos que localizará o local e fará o conserto com o mínimo de sujeira, intervenção e preço baixo. 

O Caça Vazamentos é um profissional especializado em encontrar vazamentos através de métodos não destrutivos, ou seja, ele primeiro localiza o problema utilizando equipamentos modernos e com sensores eficazes e depois de identificado o vazamento, quebra e conserta apenas neste local, sem comprometer outros pontos que não tenham vazamento.

O caça vazamento é um profissional completo, capacitado e na Rei Caça Vazamentos, você encontra o melhor serviço pelo preço mais acessível do mercado, com resultado a longo prazo e garantia.

Visita gratuita e serviço pelo preço a partir de R$ 149,00, com mais de 3.000 clientes satisfeitos e experiência para oferecer o melhor para você. Ligue agora e solicite uma visita técnica e acabe com vazamentos de água.  

 

  

Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp