Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Por que os canos de água fazem barulho?
Banner caça vazamento água

Por que os canos de água fazem barulho?

Por que os canos de água fazem barulho

Muitas pessoas já devem ter ouvido um barulho estranho vindo do encanamento, e às vezes ele é tão forte que assusta, e nos leva a crer em problemas mais graves nas tubulações.

É, em geral pode não haver um problema de início, mas com o tempo o encanamento começa a apresentar inúmeras fissuras, rompimentos e vazamentos que além de causar prejuízo estrutural, ainda traz contratempos e custos com reformas gigantescas. 

Se os canos de água fazem barulho em sua casa e está muito além do normal, alto e trepidando, é hora de chamar um caça vazamentos para dar uma olhada. Veja o porquê de seus canos de água fazerem barulhos, as causas mais comuns, o que pode acontecer se não for corrigido esse problema e como solucioná-lo em sua casa. 

Por que canos de água fazem barulho? Os 4 motivos mais comuns

Os 4 motivos mais comuns

Os canos em sua casa andam fazendo barulho? Ainda que não seja incomum, também não é normal se o som é muito alto e frequente. Veja os possíveis motivos que causam essas situações:

  1. Caixa d´água sendo cheia

Cada empresa de abastecimento possui um horário certo para encher a caixa d ́água, algumas pela manhã, outras à noite ou de madrugada, ou mesmo a tarde, principalmente em reabastecimentos quando a residência ficou algum tempo sem receber abastecimento. A Caixa d ́água quando está sendo cheia, provoca sons fortes e pode até causar a trepidação de canos, e isso ocorre pela alta pressão; 

  1. Alta pressão de água da rua

A pressão da água da rua é bastante elevada, tanto para alcançar a caixa d ́água que geralmente é instalada no telhado das residências, quanto para abastecer toda a residência, como banheiros e cozinha. A pressão oferecida em geral é de 10 MCA, (metro de coluna d’água) e cada 1 MCA equivale a 1 metro. Em casas altas e prédios em condomínios, o MCA pode chegar a 40 MCA, tornando a pressão da água bastante alta para os apartamentos inferiores e causando trepidações no encanamento;

  1. Ar nas tubulações

Ao ficar um tempo sem receber água, os canos podem apresentar muito ar acumulado, e quando a água volta a movimentar, esse ar pode dificultar a pressão e fazer com que os canos trepidam além do normal;

  1. Canos mal instalados

A instalação do encanamento também pode ser outros fatores que pode provocar barulhos incomuns. Se o cano não for de boa qualidade e instalado em um espaço muito folgado, sem a quantidade exata de massa para encaixá-lo, com a pressão da água ao entrar nos canos, as tubulações podem começar a trepidar e até sair do espaço. 

Até certo ponto, os ruídos em canos de água são comuns, principalmente quando uma caixa d ‘água está sendo cheia ou a pressão da água volta forte, depois de um tempo sem água em sua casa. A trepidação dos canos, faz com que esses sons se tornem altos a ponto de serem ouvidos através da parede.

Mas quando esta situação se torna muito frequente, é preciso analisar o que está havendo, pois em caso de má instalação e pressão muito alta, além de ar nas tubulações, podem gerar grandes dores de cabeça, que falaremos a seguir.   

Quais os problemas que canos de água com barulho podem oferecer?

Quais os problemas que canos de água com barulho podem oferecer

Apesar do barulho ser um incômodo, ele é um dos menores problemas que canos de água barulhentos podem ter. Na verdade, estes barulhos evidenciam, algumas situações que podem revelar transtornos ainda maiores:

  • Pressão muito alta, pode causar fissuras nas tubulações

Quando a pressão da água nas tubulações é muito forte, os canos podem não suportar e começar a enfraquecer, gerando pequenos furos que muitas vezes são microscópicos, mas que aumentarão com o tempo e causarão vazamentos;

  • Ar nas tubulações podem romper os canos com o tempo, se forem muitos frequentes

O ar nos canos também é outro problema que quando aparece junto com a pressão da água, pode romper as tubulações. Para isso ser um problema preocupante de verdade, deve haver uma frequência de caso de ar nos canos, como por exemplo, em regiões com abastecimento de água limitado, onde é comum ficarem vários dias sem abastecimento, contribuindo para o acúmulo de ar;

  • A má instalação de um encanamento, pode causar vazamentos em toda sua extensão

Quando um encanamento é mal instalado, conforme acontece a trepidação da pressão de água em seu interior, pode haver o rompimento do cano, fissuras em vários pontos e até o desencaixe das conexões. 

Quando algum desses problemas acontecem e que envolvem todos a vazamentos de água, ocorrem infiltrações, umidade no imóvel e quando não é consertado rapidamente, pode haver manchas no local, mofo e comprometimento da saúde respiratória, principalmente se o ponto do vazamento não possui ventilação ou luminosidade adequada.

Ainda, o vazamento de água aumentará consideravelmente a conta de água, elevando o consumo e causando grande desperdício. É importantíssimo que qualquer vestígio de vazamentos seja analisado e corrigido, evitando os problemas que relatamos. Para a solução desse problema, porém, é fundamental o auxílio de um profissional. Veja como funciona este serviço. 

Como é a análise e conserto de canos de água que fazem barulho

Como é a análise e conserto de canos de água que fazem barulho

Canos de água que fazem barulho, e principalmente aqueles que antes não tinham qualquer tipo de problema, precisam ser investigados. O profissional indicado é o Caça Vazamentos, um encanador especializado que faz uso de métodos não destrutivos e de aparelhos tecnológicos, que conseguem detectar vazamentos através da parede e garante o conserto mais rápido, preciso, com garantia e preço baixo do mercado. O serviço consiste em analisar:

  • Quando a pressão da água da rua é muito alta, o encanador pode indicar um redutor de pressão ou informar a empresa de abastecimento, que poderá visitar o imóvel e analisar esta situação, diminuindo a pressão da casa; 
  • No caso de ar nos canos, o uso de algumas válvulas e redutores de ar podem ajudar a diminuir o problema;
  • Até mesmo a má instalação pode ser resolvida, com uma avaliação do profissional e até a correção de pontos que estejam mais propícios a apresentarem vazamentos. 

O caça vazamentos utiliza aparelhos como o Geofone, Termografia e Vídeo Inspeção, que observa o encanamento e analisa cada cano de água, em busca de possíveis vazamentos. Além disso, o profissional possui outros equipamentos que podem facilitar consideravelmente a análise da pressão da água e até se a instalação do encanamento está correta. 

O encanador pode fazer testes e técnicas como abrir todas as torneiras e chuveiros para que o ar saia do encanamento e para analisar a pressão da água e, também, ouvir os ruídos dos canos. Sons como de marteladas ou assobios, podem revelar trepidações acentuadas contra as paredes, além de alguns furos já existentes. 

Quando necessário, o encanador pode indicar a troca total do encanamento, o conserto de algumas áreas e orientar os moradores de como agir para evitar vazamentos de água. 

Para encontrar os melhores profissionais em Caça Vazamentos, consulte aqui na Rei Caça Vazamentos. Profissionais qualificados, experientes e que oferecem o melhor custo-benefício do mercado para você. Não deixe os canos de água de sua casa com barulhos ensurdecedores e que podem causar problemas nas tubulações. Chame agora a Rei Caça Vazamentos.

Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp