Limpeza Caixa De Água

Caixa D’água Porque Limpar

Muitas pessoas só lembram da caixa d’água quando aparece algum problema ou na hora de construir um imóvel.

Limpeza Caixa de Água

Mas como tudo na vida, é necessário uma manutenção adequada para garantir que a qualidade de água que chega até na sua torneira seja boa.

É recomendado que você faça limpezas constantes em sua caixa d’água, pelo menos a cada 6 meses essa “manutenção” é necessária.

Caso a sua caixa d’água esteja há muito tempo sem receber uma limpeza adequada, há grandes chances dela contaminar a água com poluentes.

Apesar da limpeza ser um pouco trabalhosa, é necessário para se manter a qualidade e o bem estar de sua família, afastando qualquer tipo de contaminação.

Benefícios de se manter a Caixa D’água Limpa

Claro que devemos manter tudo limpo, independente se há benefícios ou não, porém vamos te dar alguns motivos mais fortes para que você faça a limpeza constantemente.

Benefícios de se manter a Caixa D'água Limpa

Só para se ter ideia, cerca de 80% das doenças em países subdesenvolvidos acontecem por conta da ingestão de uma água de má qualidade, manter a caixa d’água limpa é manter a saúde em dia.

Além de usarmos a água para tomar banho, também utilizamos a água da caixa para todas as atividades em casa, seja lavar alimentos, limpar a casa, e também consumimos para matar quem não tem filtro, beber a água da caixa diretamente (não é recomendado).

Existem alguns perigos que podem surgir caso não mantenha caixa limpa, um deles é que se algum tipo de animal ou inseto entrar em contato com a água.

pode ocorrer uma contaminação com algum tipo de doença, como por exemplo a Cólera ou Leptospirose, Dengue, por isso fazer a limpeza com frequência é importante.

E se prevenir de qualquer situação que possa ocorrer, além disso, outro benefício é a prevenção de entupimentos nas tubulações.

Mantendo sua caixa limpa você se protege, elimina bactérias, germes que podem estar acumulados na caixa junto com a sujeira, você garante que a água fique limpa e potável e evita doenças.

Caixa D’água Como Limpar

É Possível fazer a manutenção, é um pouco trabalhoso, mas com um pouco de dedicação você consegue fazer a limpeza na sua caixa d’água, no entanto é importante lembrar que a contratação de um profissional é altamente indicada.

Esse tipo de serviço deve ser feito com conhecimento técnico para se identificar possíveis riscos, caso você faça de forma inapropriada isso pode prejudicar a qualidade de água, caso opte por fazer você mesmo, fique atento.

Para realizar a limpeza na sua caixa d’água, siga os passos:

Sempre se previna utilizando luvas e sapatos de borracha para não entrar em contato com sujeiras

Sempre feche o registro antes de se fazer qualquer alteração na caixa, em seguida esvazie-a

Após registro e saída fechados, esfregue bem as paredes da caixa e o fundo com panos, não utilize nem um produto químico.

Evite estragar a caixa d’água utilizando objetos cortantes, evite escovas, opte por panos macios ou esponjas

Após toda a limpeza, abra o registro de entrada e deixe que a água encha, coloque um litro de água sanitária a cada 1000 litros do reservatório, aguarde cerca de 2 horas, após esse tempo, esvazie o reservatório.

Nesse tempo você pode ir lavando a tampa, lembre-se de na hora que for tampar não deixar espaços para bichos ou insetos entrarem

Após, abra o registro novamente, você tem duas opções, a primeira é esvaziar tudo novamente ou utilizar essa água para limpar a casa.

Dicas Importantes

  • Lave a caixa d’água periodicamente, de 6 em 6 meses é o indicado, dessa forma você evita detritos que causam doenças
  • Não limpe a caixa d’água sozinho, é perigoso e pode ocasionar acidentes, tome muito cuidado com escadas
  • Se atente ao reservatório, caso tenha algum vazamento é necessário que faça o devido reparo, recomendo que busque uma equipe de caça vazamentos
  • Sempre deixar bem fechada a caixa d’água quando for fazer alguma manutenção ou limpeza, isso evita com que insetos e animais entrem

Troca Caixa de Água de Amianto por PVC

A substituição da caixa de água de amianto por PVC, é uma coisa que vem acontecendo no país, já que o material de amianto foi proibido.

Aconselhamos caso sua caixa de água seja antiga de amianto, que troque por uma de PVC, o qual trará vários benefícios para você, principalmente na hora da higienização.

A caixa de água de PVC, é muito pratica na hora da limpeza, já que a sujeira não adere ao PVC, com um simples pano conseguimos fazer a sua higienização de forma rápida e prática.

Poque Contratar uma Empresa Profissional

Não é um trabalho tão simples e qualquer erro pode causar prejuízos, por isso é extremamente recomendado que busque profissionais para realizar a limpeza em sua caixa d’água.

Eles saberão fazer a higienização da melhor forma possível, respeitando as normas de segurança e prezando pela sua saúde e bem estar.

Vantagens:

  • Garantia do serviço
  • Prevenção contra doenças e pragas
  • Conhecimento técnico e profissionais
  • Uso de produtos adequados, zerando a chance de fazer algo errado

Conclusão

É Muito importante que se mantenha a caixa d’água limpa, uma vez a cada 6 meses deve ser feita a limpeza, dessa forma você pensa na sua saúde e na da sua família.

Lembre-se após fazer a limpeza e usar a água sanitária, esvaziar pelo menos duas vezes a caixa antes de lavar alimentos ou beber a água, não recomendamos que beba água da caixa, é extremamente indicado que se use filtros.

Você mesmo pode fazer a limpeza da caixa d’água, mas lembre-se de se atentar a deixar a tampa sempre fechada e lacrada para evitar problemas, outro detalhe é tomar cuidado ao subir em escadas ou telhados.

E para finalizar, lembrar de não utilizar detergentes ou produtos químicos dentro da caixa, eles podem danificar e causar futuros problemas.

Veja Também

Dicas de Como Limpar a Caixa de Água Sabesp

 

Ligue Agora
error: Site Protegido !!