Curitiba: Exemplo de Saneamento Entre as Capitais Brasileiras

Curitiba: exemplo de saneamento entre as capitais brasileiras

Mais uma vez, Curitiba saiu na frente no quesito saneamento entre as capitais brasileiras. Dessa vez, o resultado serviu como uma espécie de presente aniversário para a capital, que completa seus 326 anos.

curitibaMas, que ranking é esse?

O Ranking Abes da Universalização do Saneamento é feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Ele apresenta o percentual da população das cidades brasileiras que tem acesso a serviços de saneamento.

Com o ranking, é possível analisar quantos e quais municípios estão no rumo da universalização do saneamento.

O ranking possui cinco indicadores, que são: abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos.

Além disso, sua pontuação máxima é de 500 pontos. De acordo com a pontuação do município, é possível ter uma ideia de como o saneamento está. A tabela para que isso possa ser acompanhado é:

  • Rumo à universalização – acima de 489;
  • Compromisso com a universalização – de 450 – 489;
  • Empenho para a universalização – de 200 – 449;
  • Primeiros passos para a universalização – abaixo de 200.

Curitiba ficou em qual classificação? 

A capital do Paraná ficou com a maior pontuação no II Ranking Abes de Universalização do Saneamento. De um total de 500 pontos, Curitiba somou 499,99, a pontuação mais alta já conquistada.

No entanto, já era de se esperar. A capital tem feito grandes investimentos e melhorias na área de saneamento. Há pouco mais de um ano, por exemplo, Curitiba assinou um novo contrato com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

O contrato assinado com a Sanepar teve como objetivo cumprir as metas do Plano Municipal de Saneamento Básico. 

As notas máximas de Curitiba foram em abastecimento de água, tratamento de esgoto e coleta e destinação adequada de resíduos sólidos. A única em que obteve 99,9 foi na cobertura de esgoto. 

Rumo a Universalização

Além de ser um ótimo resultado para Curitiba, esse resultado também acrescenta muito à Sanepar, companhia responsável pelo saneamento de Curitiba. Afinal, o ranking também aponta a Companhia de Saneamento do Paraná como referência em saneamento no país. 

Um fato muito importante é que o bom, para não dizer ótimo, saneamento de Curitiba também influencia em outros setores. A saúde é um grande exemplo.

De acordo com a Unicef, a falta de saneamento básico é responsável por grande parte das mortes por diarreia no mundo. São 88%, para ser mais exato. Além disso, a diarreia é a segunda maior causa de mortes em crianças de até 5 anos.

Exemplo de saneamento entre as capitais brasileiras

A partir de agora, Curitiba será vista como um exemplo a ser seguido por outras cidades brasileiras. Isso é, sem dúvida, uma grande conquista para a cidade. 

Agora, além de admirar o prestígio conquistado por Curitiba, é preciso que as outras cidades, principalmente as mais necessitadas de saneamento, a usem como modelo. As cidades, inclusive, podem usar o modelo de ação de Curitiba como base para montar o seu próprio. 

Espero que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre esse ranking e o tamanho prestigio conquistado por Curitiba nesse momento. Espero, também, que você tenha gostado da leitura.  

Conheça o blog da Desentupidora Giracano, empresa especializada em serviços de desentupimento em Curitiba.

Ligue Agora
error: Site Protegido !!
× Receba Orçamento Agora