Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Conta de água Alta? Pode Ser Vazamento.
Banner caça vazamento água

Conta de água Alta? Pode Ser Vazamento.

Principais Motivos Conta de água Alta

Conta de água Alta o que Fazer?

Chegou à conta de água e ela veio mais cara do que o normal? Dê uma olhada nas contas anteriores e veja se elas seguem um padrão de aumento. Se sim, pode ser um vazamento de água que você ainda não tinha percebido.

Muitos vazamentos acontecem assim, quase que imperceptíveis. Dentro das paredes, pequenas fissuras podem esconder furos microscópicos que causam infiltrações ocultas e podem trazer inúmeros contratempos, que vão desde problemas estruturais até comprometimentos da saúde.

Conta de água é aquele custo mensal fixo que precisamos honrar para ter água de qualidade, encanada e a vontade, dentro de nossa necessidade residencial.

Conta alta de água: Dicas para descobrir a causa desse problema

Mas acontece de uma vez o outra ela vir com um valor um pouco elevado e dar um belo susto e desorganizar o orçamento, porém é preciso estar atento se o custo não revela problemas.

Isso por que, muitas vezes o preço elevado do custo da água pode evidenciar custo abusivo da empresa que fornece o serviço ou mesmo um vazamento residencial oculto que quando contínuo, pode elevar a conta de forma exorbitante.

Para isso, preparamos um artigo completo que dará dicas para você descobrir a causa desse problema e todas alternativas para solucioná-lo.

Alteração No Valor Conta Repentinamente

Se no seu imóvel, a quantidade de pessoas continua a mesma, e não teve visitas que permaneceram mais de 5 dias em sua residência, e a conta aumentou, com certeza você está com problema de vazamento, isso porque a conta só altera quando há alguma anormalidade no imóvel.

Hidrômetro: O que é e como este aparelho mede o consumo de água

O Hidrômetro é conhecido popularmente como relógio de água e ele é o aparelho que mede o consumo de água em uma residência, e a partir daí é feita a leitura mensalmente é calculado o custo.

Hidrômetro: O que é e como este aparelho mede o consumo de água

O Hidrômetro também é importante para determinar possíveis perdas de água e revelar se a residência está com alto ou consumo equilibrado de água, inclusive pode ser através do Hidrômetro que se descubra um vazamento oculto.

O Hidrômetro funciona da seguinte maneira: ele possui um contador de giro que conta a quantidade de água que passou pelo medidor, a contagem do Hidrômetro é feita a partir do último número que é registrado em comparação com os do novo registro e a diferença desse volume que mostra o consumo.

A cada vez que é usada a água, esta vem da empresa de tratamento de água, para pelas tubulações até chegar no cavalete onde está o Hidrômetro e depois de passar pelo relógio é que segue para ser usada, Para saber como é feita a medição do consumo, é preciso fazer a leitura da seguinte forma: se o hidrômetro for analógico, tem que anotar os números pretos dos círculos menores e em sentido horário do x1 até a dezena x10 e o último x 1000.

Se o Hidrômetro for digital apenas anote os números pretos. O cálculo é feito reduzindo o valor do hidrômetro atual com o valor da leitura do mês anterior. Caso haja rompimento e vazamento do Hidrômetro, é responsabilidade da empresa prestadora do serviço de consumo de água, e portanto esta deve ser notificada para fazer a troca e abater possíveis custos com a perda hídrica, caso tenha tido.

Já se o problema de vazamento visível for dentro de casa, ou seja, a partir do cavalete, é obrigação do morador resolver e arcar com os custos, não tendo o direito de exigir qualquer abatimento de valores por conta de uma conta de água mais alta.

Vazamentos Ocultos

Um dos motivos de uma conta alta de água é sem dúvida Vazamentos de água ocultos, que não são percebidos rapidamente por serem discretos e a maioria em lugares de difícil acesso.

Vazamentos Ocultos solo

Áreas consideradas molhadas como cozinha, banheiros e lavanderias são as áreas com maiores chances de apresentarem problemas de vazamentos ocultos, pois o encanamento da parede por uma série de motivos, pode se romper ou possuir fissuras mínimas por onde a água passa e causar infiltrações.

As infiltrações inclusive, podem apresentar:

  • Manchas de umidade que posteriormente ficam amareladas ou escurecidas;
  • Afofamento da parede;
  • Bolhas e queda de tinta, reboco ou revestimentos;
  • Bolor e mofo.

Dependendo da estrutura onde está a infiltração, pode haver a queda desta e causar acidentes fatais. Os vazamentos ocultos assim que percebidos, devem sempre ser contidos e corrigidos para evitar maiores estragos na estrutura.

Outro problema que as infiltrações causam são bolor e mofo e aparecem exclusivamente em locais mais quentes e com pouca luminosidade. Quando existe mofo, quanto mais escuro ele for mais problemas de saúde ele pode provocar, como doenças respiratórias que vão desde rinites até sinusites e bronquites.

Para ter certeza que existe um vazamento de água, existem algumas dicas simples que qualquer pessoa pode fazer e que dão uma ideia do tamanho do problema. Vazamentos no banheiro por exemplo, podem ser descobertos quando se fecha o registro geral e ao colocar um copo cheio de água na boca da torneira e com ela aberta, ela suga a água do copo.

No vaso sanitário, observe se existe vazamento jogando um pouco de pó de café e observando se ele se assenta no fundo ou fica na parte de cima se movimentando com a água. Nesse caso é que existe um vazamento local.

A partir do hidrômetro por exemplo, feche todas as torneiras e não use descargas e nem chuveiro. Depois é preciso que o hidrômetro esteja aberto e a caixa d´água cheia e fazer a anotação do número do relógio.

Testes para identificar vazamentos de água

Para descobrir se o que está causando a conta de água alta é mesmo um vazamento, separamos 5 testes para identificar vazamentos em sua residência e como resolver esse problema com rapidez.

Testes para identificar vazamentos de água

Segundo a Sabesp, um furo mínimo de 2 milímetros pode causar uma perca de 3,2 mil litros de água diariamente. Para evitar um problema como este, confira alguns testes para fazer em casa e descobrir se existe algum vazamento de água em curso:

  • Teste do Hidrômetro

Para saber se o hidrômetro está com algum defeito, deixe todos os registros de parede abertos e feche bem todas as torneiras da casa e sem utilizar o banheiro. Anote os números que aparecem no relógio do hidrômetro e depois de 1 hora veja se houve alteração nesse número, caso tenha alterado, existe um vazamento em algum lugar.

  • Vaso Sanitário

No vaso sanitário devemos identificar se não está se perdendo água, para isso faça o teste do copo descartável. Com um copo descartável retire a água de dentro do vaso e deixe abaixo do normal, aguarde cerca de 10 minutos e verifique se o nível da água voltou a normalidade, caso isso aconteça é porque está tendo vazamento, neste caso faça a substituição do reparo da caixa acoplada ou da válvula hidra para que o vazamento seja sanado.

  • Boia Caixa de Água

Faça o teste da bóia da caixa de água, suba até a sua caixa de água e verifique se a bóia está travando quando a caixa está cheia, Muitas vezes acontece de vazar a água pelo cano do ladrão da caixa, quando temos um problema na bóia do reservatório.

  • Teste da batida na parede

Se você possui uma planta hidráulica ou sabe onde está o encanamento, bata na parede no local onde está a tubulação e se atente para qualquer barulho estranho de oco. Observe se este local da parede está com umidade excessiva, soltando tinta ou revestimentos, pois estes são sinais de infiltrações.

  • Teste de vazamento na rede de abastecimento

A rede de abastecimento também pode apresentar problemas de vazamento de água na tubulação principal. Para detectar o problema, é só fechar o registro e abrir a torneira, deixando o resto da água contida no cano sair. Depois com a torneira seca e ainda aberta, coloque um copo cheio de água no bocal da torneira. Se a água for sugada, existe um vazamento.

  • Teste em Caixa d´água

Feche o registro de entrada do cavalete de água, suba na Caixa de Água, e marque o nível dentro da caixa, aguarde cerca de 30 minutos, Lembrando que ninguém pode usar nada de água. Compare o nível da água e verifique se continua no mesmo local da marcação, caso tenha abaixado, você está com problema no encanamento de água servido pela caixa de água.

  • Teste em piscinas

Em piscinas, vazamentos podem ser percebidos com uma alteração no nível da piscina e o entorno com terreno mais fofo e até pontos de erosão, além de excessiva umidade. Para ter certeza do problema, marque o nível da piscina com uma fita adesiva e depois de 24 horas observe se houve uma baixa muito grande. Todos os dias, é normal que haja perda hídrica pela evaporação, mas não pode ser algo tão grande a ponto de diminuir visualmente o nível da piscina.

Principais Motivos Conta de água Alta

A água que abastece nossas casas possui um preço, e independente de aumentos do governo, geralmente estes valores possuem uma média mensal que não varia muito de um mês para o outro.

Principais Motivos Conta de água Alta

Quando se percebe variações muito grandes e sempre com valores mais altos, é preciso analisar o que está causando esta variação. Se não houver aumento no consumo, é provável que exista 1 ponto ou vários pontos de vazamentos nas tubulações. Mas o que pode causar estes vazamentos? Podem ser vários motivos, entre eles:

  • Tubulação antiga

Tubulações de ferro ou mesmo de PVC, mas com mais de 40 anos de instalação e sem manutenção, podem apresentar fissuras, furos e até desencaixe entre canos, causando vazamentos intermináveis. As tubulações de ferro deixaram de ser usadas no Brasil, por isso a indicação é sempre os canos de PVC, pois além de mais baratos, simples de usar e instalar, ainda são leves e práticos.

Mas mesmo os canos de PVC precisam de manutenção e troca quando necessário, independentemente de sua durabilidade e resistência. A dica é trocar todos os canos de ferro por PVC e fazer a manutenção quando preciso, para evitar vazamentos.

  • Canos mal instalados

A má instalação de canos residenciais, pode ser outro motivo de vazamentos. A má instalação pode ser na hora do encaixe, de passar a cola ou rosca, e até a montagem na parede. Cada tubulação instalada, deve ser averiguada e passar por testes antes de fechar a parede.

  • Tubulação de má qualidade

Até a qualidade dos canos escolhidos podem influenciar na hora de ter um vazamento. Existem várias marcas de canos, e às vezes queremos economizar tanto que optamos por marcas de baixa qualidade. Essa decisão pode comprometer toda a tubulação da casa, por isso é melhor investir em canos de alta qualidade, para ter menos problemas com canos fracos e que facilitem vazamentos.

  • Hidrômetro

O Hidrômetro é o medidor do consumo da água residencial. A água quando vem da empresa de abastecimento, passa pelo hidrômetro e medido seu consumo. Quando precisa de troca, pode identificar falhas nas leituras do abastecimento de água, por isso é preciso entrar em contato com a prefeitura de sua cidade e se informar sobre a troca, como análise das contas para descontos ou devolução dos valores cobrados por causa do equipamento danificado.

  • Torneiras que gotejam sem parar

Outra causa são torneiras que mesmo fechadas, podem apresentar goteiras. Nesse caso, a mudança do anel de vedação pode corrigir o problema. Para os outros casos de possíveis vazamentos internos, siga as dicas do próximo tópico e faça testes simples para identificar estes vazamentos.

  • Desperdício de água

Pela manhã, antes de utilizar a água deve ser feita a anotação novamente e observado se existe diferenças e se houver, é que acontece um vazamento.

Se for constatado que a conta de água está vindo mais alta por causa de um vazamento de água oculto, é preciso chamar profissional capacitado para localizar o vazamento e consertá-lo, e nesse caso o melhor é sem dúvida o Caça Vazamentos.

Fiz todos os testes e não há vazamento de água e agora?

Muitos casos acontece de o imóvel não ter nenhum tipo de vazamento, neste caso o problema na alteração de conta de água é devido a um problema no próprio hidrômetro, aantes de solicitar um empresa de caça vazamento devemos acionar a companhia de abastecimento, para que seja feita uma vistoria no imóvel para constatar se o problema de conta alta não é problema do hidrômetro de água.

Contestar Conta Água Vazamento

Após a localização e conserto do vazamento devemos fazer o contestamento da conta de água com valor alto. Para isso devemos apresentar o laudo técnico do vazamento, fornecido pela empresa de caça vazamento, juntamente com a conta alterada. a companhia de água é obrigada a dar um desconto de 50 % referente ao não uso da rede de esgoto. Caso não tenha o laudo técnico peça a visita de um agente da companhia de saneamento para a constatação do vazamento.

Contrate uma Empresa de Caça Vazamentos

Se o problema é vazamentos ocultos e que não se sabe exatamente onde acontece, mas que ele está ali causando contratempos, a dica é buscar um profissional Caça Vazamentos que possui capacitação e equipamentos de alta tecnologia para encontrar todo tipo de vazamento, consertá-lo e acabar com toda essa dor de cabeça!

Caça Vazamentos Água

O Caça Vazamentos é um profissional que possui certificação e conhecimento aliado a experiência, para encontrar vazamentos com equipamentos como Geofone, escutando o que acontece dentro das tubulações e identificando o problema sem quebrar paredes por todo lado, mas apenas onde está o vazamento.

Para evitar quebra quebra desnecessário e ter mais tranquilidade com custo mais baixo e serviço de qualidade e ágil, contrate agora uma Empresa Caça Vazamentos com garantia e confiabilidade para você!

Perda de água volta a crescer na capital paulista

Solicite Um Orçamento

    Comments are closed.
    OrçamentoLigue Agora
    + +
    Dúvidas
    Orçamento?
    Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp