Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Como Fazer a Leitura do Relógio Água
Banner caça vazamento água

Como Fazer a Leitura do Relógio Água

Como Fazer a Leitura do Relógio Água

Conhecido como relógio de água, o Hidrômetro é o aparelho que faz a leitura do consumo de água em uma residência e determina quanto uma família deverá pagar no uso da água mensalmente. 

O relógio de água é necessário para calcular o consumo e, também, é um dos primeiros a apresentar sinais quando existem vazamentos de água em algum lugar da casa. O Hidrômetro é muito importante pois controla a entrada de água e sua pressão. É um aparelho importante e que pode te ajudar a economizar água também.

Neste artigo, falaremos sobre o que é, a importância e como é feita a leitura do relógio de água e como você pode economizar água com dicas simples de leitura do hidrômetro e evitar, inclusive, vazamentos em sua casa. 

O que é Relógio de água

O que é Relógio de água 

O Relógio de água de nome técnico Hidrômetro, é um equipamento utilizado para o controle e apuração do consumo de água de residências

Este aparelho consiste em um equipamento dotado de um visor com marca giro, dados e especificações da empresa responsável pela apuração do consumo e cobrança e 2 pequenos marcadores que auxiliam na leitura e determinam para a empresa responsável, se o hidrômetro está funcionando corretamente.

Além do aparelho marcador, ele possui duas entradas: uma para a água que vem da rua e outra ligada ao encanamento da casa. A água vem da estação de tratamento, passa pelo cavalete que geralmente é instalado próximo a entrada da casa e ao passar pelo relógio, é demarcado que esta água está disponível na residência, porém ao ser utilizada, o relógio começa a se movimentar contabilizando o uso. 

O Hidrômetro é de extrema importância em qualquer residência, pois possui alguns pontos que mostram seus benefícios:

  • Em residências, revela o verdadeiro consumo;
  • Promove a economia de água;
  • Facilita a detecção de vazamentos de água;
  • Determina a cobrança justa do uso, segundo o custo local.

Em condomínios, o uso de hidrômetro de forma compartilhada passou a ser desestimulado e até lei em muitas cidades, por conta da dificuldade em aferir os custos dividido para todos os moradores, já que muitos pagavam além do consumo mensal. Por isso, o hidrômetro individualizado foi uma maneira eficaz para solução desse problema. 

E para promover a economia de água, aprender a ler o hidrômetro é fundamental para evitar desperdício. A seguir, orientamos como fazer a leitura do relógio de água e controlar seu consumo mensal. 

Como é feita a leitura do relógio de água?

Como é feita a leitura do relógio de água

O relógio de água possui uma sequência de 6 números, sendo 4 na cor preta e 2 vermelhos. A sequência de números equivale a metragem cúbica, além da centena e dezena de litros. Quando a água passa pelo relógio que possui uma turbina que gira o hidrômetro, é feita a marcação do consumo. 

Para ler o hidrômetro, anote os números em preto e compare diariamente ou mensalmente e para fazer o cálculo de quanto tem consumido, é só subtrair estes números.  

Os relógios podem ser digitais ou analógicos e a leitura é basicamente a mesma, porém nos analógicos, é preciso anotar os números indicados nos círculos menores a direita, lendo em sentido horário e indo da unidade 1, passando pela dezena 10 e terminando em 1000. 

Todos os meses é feita a leitura por um profissional especializado e contratado da empresa de abastecimento de água, que faz a apuração do custo conforme o consumo daquela residência naquele mês. 

Saber fazer a leitura do relógio de água é essencial para que o controle de seu uso racional da água não ultrapasse ao ponto do desperdício e, também, não haja custos abusivos. É possível, inclusive, determinar se o hidrômetro está com algum problema só da leitura do relógio. Veja como saber isso a seguir. 

Como saber se o relógio de água não está funcionando corretamente?

Como qualquer outro tipo de equipamento, o relógio de água pode apresentar problemas. Depois de algum tempo de uso, é provável que apareçam descontroles como a quebra de alguma válvula. Tubulação ou mesmo do próprio hidrômetro, que pode parar de ler o consumo ou simplesmente continuar o giro mesmo quando não existe uso. 

Em geral, empresas de abastecimento como a Sabesp, por exemplo, possuem uma periodicidade controlada de troca do hidrômetro e quando está próxima essa troca, faz o comunicado ao morador que em até 30 dias fará a remoção do relógio antigo e instalará um novo. 

Este aviso é uma forma de evitar que o morador seja ludibriado por golpistas e criminosos que possam cometer assaltos na residência ou instalar um aparelho adulterado, que pode fazer cobranças indevidas e direcionadas a empresas ilegais. 

O novo hidrômetro pode dar a falsa ideia de cobrar além do esperado, já que será mais preciso que o anterior, porém caso o custo seja elevado em mais de 30% do valor habitual, levando em consideração que não houve aumento no uso da água, é possível que haja vazamentos. 

Como descobrir vazamentos de água através do hidrômetro?

E como descobrir possíveis vazamentos água? O relógio de água é sem dúvida uma das melhores maneiras de determinar esse problema. Uma dica muito simples é fechar todas as torneiras, não dar descarga e deixar o registro geral aberto, marcando num papel os números do hidrômetro e depois de 1 hora e meia analisar se houve alteração nos números, caso tenham se movido, existe um vazamento. 

Outra dica é fechar todas as saídas de água, inclusive o registro geral e com um copo cheio de água, ir até as torneiras e observar se a água vai ser sugada. Caso isso ocorra, é outro sinal claro de vazamento. E os vazamentos de encanamentos podem acontecer em vários lugares ao mesmo tempo ou ser apenas um pequeno rompimento, que pode elevar sua conta mensal. 

Para evitar desperdícios, vazamentos e custo alto com a água que você consome, solicite a visita de um encanador da Rei Caça Vazamentos, que oferece serviço especializado em manutenção hidráulica, com o uso de equipamentos tecnológicos e métodos não destrutivos, que encontram vazamentos sem quebra-quebra, com economia e qualidade. 

Rate this post
Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp