Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Como Diminuir a Pressão de Água da Rua
Banner caça vazamento água

Como Diminuir a Pressão de Água da Rua

Como Diminuir a Pressão de Água da Rua

Pressão da água da rua: Como Reduzi-la em 5 dicas infalíveis

Até chegar em nossas casas, a água que consumimos passa por inúmeros processos de tratamento e é fornecida a partir de alta pressão, para que toda residência tenha acesso a ela e principalmente a caixa d´água fique completamente cheia e garanta o uso em qualquer momento do dia. 

Mas às vezes, a pressão da água é tão alta, que acaba danificando peças hidráulicas e encanamentos, sem contar os vazamentos que podem ocorrer em vários pontos ao mesmo tempo. Ou seja, a pressão da água é fundamental, mas se estiver muito acima do normal, pode se tornar um grande transtorno.

Hoje daremos algumas dicas de como reduzir a pressão da água da rua e garantir que o abastecimento de sua casa seja completo, eficiente e sem desperdícios ou a danificação do sistema hidráulico. Veja como proceder para evitar surpresas com vazamentos de água entre outros contratempos. 

Quais os fatores para uma pressão de água residencial ideal

Quais os fatores para uma pressão de água residencial ideal

Para que chegue à quantidade de água necessária aos nossos lares e com mais rapidez para a nossa utilização, a pressão é altamente necessária. Apesar dessa alta pressão, as vezes ela parece ser muito maior do que deveria, e alguns fatores podem causar esse aumento como:

  • Uso de pressurizadores

O uso de pressurizadores é muito comum em chuveiros, onde geralmente pode ocorrer problemas de vazão ao tomar banho. Os pressurizadores podem ser no próprio chuveiro ou um pressurizador acoplado ao equipamento. Pressurizadores podem ser colocados em torneiras e qualquer outro tipo de peça hidráulica para aumentar a pressão. 

  • A pressão pode variar de bairro para bairro e ao longo do dia

A alta pressão pode ser maior na madrugada e pela manhã, e diminuir até a noite, porém isso não é uma regra. Pode haver uma diferença na pressão dependendo do bairro e na altura dos imóveis. Quanto mais alta a caixa de armazenamento, maior será a pressão, porém em apartamentos muito altos ou casas elevadas, pode ser que a pressão seja menor, logo, em residências mais baixas, a lógica é que tenha maior pressão e, portanto, seja preciso de alguns recursos para controlá-la. 

  • Encanamento antigo e mal instalado

Encanamento mal instalado, pode ser colocado de uma forma que favoreça muito a pressão da água. Já no caso de encanamentos antigos e com pouca ou nenhuma manutenção, a alta pressão pode danificá-los com mais facilidade. 

  • Problemas de vazamentos 

Vazamentos geralmente diminuem a pressão, mas sua ocorrência pode causar umidade e infiltrações, que com a pressão mais alta, é possível ser percebida com mais rapidez, inclusive se o vazamento é oculto. Dependendo da pressão alta, o local por onde a água está escapando, pode causar novas fissuras ao longo de toda tubulação. 

A pressão da água que vem da rua é variável durante todo o dia e medida em MCA, que significa metro de coluna d ‘água. Para ficar mais claro, 1 MCA equivale a 1 metro e, portanto, quanto mais alta for a caixa d ‘água e o seu apartamento, por exemplo, maior o MCA.

Ou seja, a pressão é bastante alta e dependendo do local em que você mora, pode ser ainda maior, sendo necessário algum dispositivo que bloqueie e controle a vazão de água. Vazão muito forte, pode danificar o encanamento e causar vazamentos. 

Quando a pressão é baixa, é preciso ver o que causa o problema, e falamos disso neste artigo aqui, agora se o problema é a pressão em demasia, dê uma olhada no próximo tópico como reduzi-la.    

Como fazer a redução da pressão de água da rua?

Como fazer a redução da pressão de água da rua

Em residências que tenham algum dos problemas citados no tópico anterior, algumas medidas podem ser eficientes para a redução da pressão da água da rua e o uso mais econômico, sem desperdício de água e qualquer tipo de contratempo. Veja algumas dicas para solucionar esse problema:

  • Uso de redutores de pressão

Os redutores ou reguladores de pressão de água, são dispositivos que podem ser encaixados nas tubulações e que servem para controlar a vazão da água. Em casas com muita pressão, é uma solução eficaz. 

  • Use chuveiros comuns

Se sua casa possui muita pressão de água, livre-se dos chuveiros com pressurizadores, pois eles aumentam a vazão da água e se a pressão já é grande, são desnecessários. Compre um chuveiro comum e básico que ofereça um banho satisfatório e com a pressão oferecida em sua casa. 

  • Não use mais pressurizadores

E a dica do chuveiro vale para qualquer local da casa em que exista algum tipo de pressurizador. Retire-os, pois, eles aumentam muito mais a pressão e sua casa não tem essa necessidade. 

  • Analise se a alta pressão é por conta do local onde mora

Em São Paulo, a média de pressão é de 10 MCA, porém quanto mais alto o local, maior essa pressão, podendo chegar a 40 MCA. Em apartamentos, por exemplo, os últimos geralmente a pressão é bem menor que dos apartamentos do térreo ou primeiros andares. Então a dica é fazer uso de redutores de pressão, que irão controlar a vazão para o uso da água sem sustos. 

  • Manutenção no encanamento e fim dos vazamentos

A manutenção no encanamento é fundamental, independente da vazão de água de sua residência. Quanto maior, a pressão pode danificar os canos e com o tempo, causar rompimentos e vazamentos. O ideal é chamar um profissional que avalie os problemas nas tubulações, meça a pressão da água e faça a localização e identificação dos locais com vazamentos. 

Rei Caça vazamentos

E este profissional está na https://reicacavazamentos.com.br/ Rei Caça Vazamentos. A Rei Caça Vazamentos é uma empresa especializada em caça vazamentos e encanadores, que fazem a localização e conserto de vazamentos, usando tecnologia e métodos não destrutivos, oferecendo mais economia e agilidade na execução do serviço. 

São mais de 15 anos de experiência e com mais de 3.000 clientes atendidos e satisfeitos. Entre em contato agora e resolva problemas de vazamentos e pressão de água em sua casa, com a Rei caça vazamentos. 

Rate this post
Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp