Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Como detectar vazamentos sem quebrar paredes e pisos
Banner caça vazamento água

Como detectar vazamentos sem quebrar paredes e pisos

Como detectar vazamentos sem quebrar paredes e pisos

Qualquer casa pode passar por problemas de vazamentos de água, independente se é uma moradia antiga ou novinha em folha: uma hora ou outra os vazamentos poderão ocorrer…e quando ocorre, é uma tremenda dor de cabeça.

Isso porque, os vazamentos geram desperdício de água, conta alta e sem contar as infiltrações, umidade e mofo, favorecendo problemas de saúde e muita dor de cabeça. Para evitar a situação, a manutenção preventiva e a detecção de vazamentos é fundamental. 

Mas afinal, é possível detectar vazamentos sem quebrar paredes e pisos? Não só é, mas é a forma mais barata, eficiente e rápida, além de menos sujeira e mais tranquilidade, segurança e garantia. Quer entender como funciona isso? Dê uma olhada neste artigo sobre como é feita a detecção de vazamentos sem quebra-quebra. 

Quando desconfiar de um vazamento de água

Os vazamentos de água podem ser visíveis ou vazamentos ocultos. Qualquer torneira pingando ou chuveiro que mesmo depois de fechado, continua com goteiras, são exemplos de vazamentos visíveis que podem ser facilmente resolvidos.

Quando desconfiar de um vazamento de água

Mas o problema mesmo é quando o vazamento é oculto, ou seja, no encanamento dentro da parede ou do piso. Nesses casos, é preciso seguir alguns sinais claros como:

  • Conta de água alta

Tem observado que a conta de água anda mais alta do que o normal? Pode ser um vazamento oculto. Analise as contas de água dos últimos 6 meses e veja se houve um aumento muito grande de uma para outra. 

Frisamos que é importante levar em consideração o aumento do valor pela empresa que oferece o abastecimento. Se mesmo com esses possíveis aumentos do valor, ainda assim a conta está tendo custos muito bruscos, desconfie de vazamentos. 

  • Umidade

A umidade é o primeiro sinal de uma infiltração causada por vazamentos. Quando um cano possui um furo, a área onde ele se encontra começa a umedecer, acabando com a estrutura ao redor.

Além do local ficar molhado, ainda podem aparecer manchas amareladas e escuras. A infiltração, quando não contida, torna essa umidade cada vez maior. 

  • Mofo

O mofo é uma das causas da umidade. Em locais com boa ventilação, pode ser mais difícil dele se desenvolver, mas quanto mais escuro e fechado o ambiente, maior será sua incidência. 

O mofo é a proliferação de fungos e o mofo mais perigoso é o escuro, que causa, além de uma visão estética desagradável, problemas respiratórios graves, que podem levar a morte.

  • Mudança de tonalidade nos revestimentos 

Se você tem observado que o revestimento de seu banheiro está com uma área mais escura, com aspecto de úmido, pode ser sinal de um vazamento. 

Apesar de ser mais fácil de identificar esse fenômeno em pisos e azulejos claros, em revestimentos escuros, o rejunte geralmente fica úmido e até se soltando. Portanto, esteja sempre atento. 

  • Revestimentos que se soltam

Quando a umidade já está concentrada a um bom tempo, os revestimentos da parede e os pisos podem começar a se soltar com facilidade. Isso acontece, porque a infiltração começa a enfraquecer as estruturas, e podem causar uma situação em cadeia, quando revestimentos de uma única área começam a se desprender. 

Até o conserto do vazamento, não adianta fazer a recolocação do revestimento, pois a cola não adere em superfícies úmidas. 

  • Bolhas nas paredes 

Em paredes sem revestimento, as bolhas podem aparecer em toda área com umidade. Estas bolhas são bolsas de ar que podem se apresentar por conta da umidade excessiva e podem vir acompanhadas de manchas e mofo. As bolhas estouram depois de um tempo e causam a queda da pintura feita anteriormente. 

Além desses sinais, é possível determinar se existem vazamentos, fazendo testes de vazamentos e que são simples como fechar todos os registros e não usar descargas nos banheiros, e colocar um copo cheio de água no bocal das torneiras e observar se a água é sugada, o que será uma comprovação de vazamento.

Outra dica é jogar um pouco de pó de café no vaso sanitário. Em vazamentos, o pó não se depositará no fundo. Já em vazamentos em piscinas, marcar com uma fita o nível da piscina, é uma opção eficiente, já que depois de 24 horas se o nível estiver muito abaixo, é sinal de vazamento.

E diante de tantas dicas e sinais de vazamento, como é feita a detecção de vazamentos que quebra-quebra? Dê uma olhada no próximo tópico e veja como solucionar esse problema aí em sua casa. 

Como é feita a detecção de vazamentos sem quebrar paredes e pisos

A Detecção de vazamentos pode ser de duas formas: quebrando paredes e pisos em vários locais e tentando adivinhar onde está o problema ou usando equipamentos eficientes que localizam o vazamento e o conserto é feito somente naquele ponto. 

Como é feita a detecção de vazamentos sem quebrar paredes e pisos

O profissional Caça Vazamentos trabalha em busca de localizar vazamentos através do chamado, métodos não destrutivos. Estes métodos fazem uso de aparelhos que captam, através de sensores, a temperatura da água, os ruídos na tubulação e até mesmo a visão do vazamento, através da tecnologia. Os equipamentos mais utilizados pelos profissionais, são:

  • Geofone– O Geofone é um aparelho que utiliza um fone e uma ausculta com sensores, que ao serem colocados na parede com possível vazamento, localiza rapidamente o problema, através dos ruídos nas tubulações. O caça vazamentos faz uso de um equipamento ligado ao fone e a ausculta, que mede a variação dos ruídos e determina onde está o problema;
  • Termografia– A termografia consiste em um aparelho que mede a temperatura dentro da tubulação. Através deste aparelho, é possível descobrir, quando a temperatura é sempre mais baixa, se existe um vazamento de água e qual o local exato;
  • Vídeo Inspeção– A vídeo inspeção também é uma indicação para identificar vazamentos, mas seu uso é melhor em tubulações de esgoto, por exemplo, que pode localizar também entupimentos. Através de uma pequena câmera acoplada em uma haste flexível, é possível saber onde está o problema com visibilidade total.

Na Rei Caça Vazamentos, empresa com mais de 15 anos de mercado e mais de 3.000 atendimentos de sucesso, você encontra estes e outros serviços para localizar vazamentos de água com rapidez, conserto com qualidade e garantia, com contato imediato e satisfação total ao cliente. Entre em contato agora e acabe de vez com vazamentos de água em sua casa.

Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp