Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » Como contestar conta alta por vazamento na Sabesp
Banner caça vazamento água

Como contestar conta alta por vazamento na Sabesp

Como contestar conta alta por vazamento na Sabesp

Já tem algum tempo que a conta de água vem alta? Os motivos podem ser muitos e os mais comuns são os vazamentos. Os vazamentos de água podem ser problemas imperceptíveis no início, sendo visível com o tempo e podem causar muitos transtornos na estrutura do imóvel e na saúde dos moradores.

Mas depois do conserto, se a conta ainda estiver vindo cara, é preciso analisar o que está ocorrendo, como novos pontos de vazamentos e principalmente com a própria empresa que fornece o abastecimento. 

Se a conta de água está sempre alta, neste artigo vamos pontuar os motivos mais frequentes e as soluções para normalizar o abastecimento, valor da conta e inclusive, retorno do valor cobrado indevidamente. Fique com a gente e confira. 

Como as empresas de abastecimento calculam a conta de água

Como as empresas de abastecimento calculam a conta de água

Antes de mais nada, é preciso entender como as empresas de abastecimento de água calculam a tarifa da água em todo território brasileiro, para então falarmos dos motivadores de uma conta alta.

A cobrança que é feita da água que usamos, se baseia em um uma faixa de consumo que as empresas de abastecimento utilizam e precificam. A Sabesp, por exemplo, possui as seguintes faixas de consumo:

  • 3 até 10 m³;
  • 11 até 20 m³;
  • 21 até 50 m³;
  • Mais de 50 m³.

A Sabesp ainda possui uma faixa de consumo especial de 21 a 30 e 31 a 50 m³ para favelas e residências em regiões carentes, com tarifas que se diferenciam conforme a região, levando em consideração o poder aquisitivo dos moradores.

Segundo estudos, a média de uso de água por pessoa é de 5,4 m³ mensalmente. Quanto mais é utilizado, mais caro fica e por isso é importante analisar o consumo mensal e comparar com contas anteriores, se houve aumento e caso não, quais os motivadores para esta situação, como falaremos a seguir.  

Motivos de conta alta de água, sem ser vazamentos

Geralmente, os vazamentos são as primeiras preocupações quando a conta de água alta aparece, mas é preciso pontuar outras situações que podem fazer sua conta oscilar bastante e que não podem ser consideradas problemas com vazamentos. São eles:

  1. Sazonalidade- O primeiro deles são banhos mais frequentes e longos em algumas épocas do ano. No verão, a tendência é tomar banhos mais vezes e até encher uma piscina inflável já contribui para o aumento da conta. Já no inverno, os banhos podem ser mais longos e ambas as situações impactam consideravelmente na conta no final do mês;
  2. Hábitos de desperdício- O uso de mangueira para molhar as plantas, lavar quintais e o carro, também são hábitos que aumentam a conta de água. Lavar mais roupas na semana, podem elevar a conta e muitas vezes nem percebemos o desperdício;
  3. Aumento natural na tarifa da água- Também fique de olho em outro fator como as empresas de abastecimento que aumentam a tarifa periodicamente e calcule a porcentagem do aumento e compare com os meses anteriores.

Agora, se nos últimos 6 meses o aumento da conta tem sido constante e percebido que mesmo economizando, ainda assim a conta está sempre maior que a anterior, um vazamento deve ser considerado e solicitada a visita de um Caça Vazamentos para averiguar o problema, mas antes, dê uma olhada em alguns testes que você pode fazer e ter a certeza do vazamento em sua casa e como é o serviço de Caça Vazamentos. 

Conta alta por vazamento de água

Conta alta por vazamento de água

Quando a conta alta é por causa de um vazamento, o profissional caça vazamentos é quem confirmará o problema e consertará com o mínimo de intervenção e o máximo de qualidade rapidez, após o termino do serviço fornecera um laudo técnico onde informara o reparo da instalação hidráulica neste caso a companhia de saneamento é obrigada a fazer um desconto de até 50% sobre o valor da conta que veio altera pelo motivo do vazamento.

Entre em contato com a Sabesp leve a conta alta e o laudo técnico do caça vazamento e solicite o desconto, geralmente é feito em até 2 contas alteradas.

 Mas antes de chamá-lo é possível identificar vazamentos, através de alguns testes como:

  • Teste da torneira- O teste da torneira deve ser feito, quando se suspeita um vazamento nos encanamentos. Para fazê-lo, feche todos as torneiras, não utilize os banheiros e feche os registros e com um copo cheio de água, aproxime-o do bocal das torneiras, se alguma delas sugar a água para dentro, é sinal de vazamento;
  • Teste do Hidrômetro- Outro teste importante é analisar o hidrômetro, o popular relógio de água. O hidrômetro funciona, medindo o consumo de água que passa por ele diariamente. Para uma medição eficaz, feche todos os registros, não utilize os banheiros e veja quais números marcam no hidrômetro e anote. Depois de 2 horas, veja se houve alguma alteração, se algum número mudou, é que está ocorrendo um vazamento;
  • Teste do pó de café- Este teste deve ser feito no vaso sanitário e revela um vazamento ou não nas tubulações do vaso. Sem dar descarga, jogue um pouco de pó de café e observe se o pó se assenta no fundo e caso isso não ocorra, existe um vazamento no vaso sanitário.

Mas nem sempre estes testes são eficientes, principalmente em vazamentos muito pequenos e recentes, por isso o caça vazamentos utiliza equipamentos tecnológicos como o Geofone para escutar ruídos no encanamento, usa câmera térmica para determinar pontos mais frios e que possam ser vazamentos nas tubulações internas ou pressurização para identificar vazamentos, que através de ar comprimido, consegue descobrir onde está o problema. 

Assim que é encontrado o vazamento, o profissional quebra o local e faz o conserto, exigindo menos obras residuais e o menor custo, com o maior benefício e garantia de satisfação a longo prazo ao cliente. Mas e quando o problema não é em sua casa? Se é na empresa de abastecimento, veja como confirmar isto e proceder para recuperar o que foi cobrado indevidamente. 

Quando o problema é com a empresa de abastecimento de água

Quando o problema é com a empresa de abastecimento de água

Se você não desperdiça água, não há vazamentos ou o que havia já foi consertado, e ainda assim, a conta continua vindo alta, é hora de chamar a empresa de abastecimento para analisar o que está ocorrendo. 

Muitos hidrômetros quando estão antigos, podem fazer o cálculo errado do consumo e elevá-lo além do normal. Pode acontecer do hidrômetro ser novo e ter ar nas tubulações, o que pode encarecer e muito a conta final. 

Outro problema é a pressão da água que quando é muito baixa, pode exigir mais força para abastecer todo imóvel e aí já elevar um pouco mais a conta. Existe ainda outro problema que é a leitura errada do hidrômetro pelo técnico da empresa.

Em todos estes casos, é responsabilidade da empresa de abastecimento de sua cidade, a averiguação e correção do problema sem custo e até a devolução dos valores pagos indevidamente. Para isso, é importante pedir ao caça vazamentos um laudo completo das tubulações de sua casa, principalmente quando não há vazamentos identificados. 

O laudo deve ser encaminhado para empresa e requisitado uma visita dela para analisar problemas no sistema de serviço de abastecimento. Você pode apelar para órgãos judiciais como o Procon para contestar qualquer tipo negativa da empresa ou os valores abusivos. O importante é buscar todos os meios legais e de bom relacionamento ao cliente, para resolver o problema de forma amigável e rapidamente. 

Então se a conta de água está alta e você desconfia de vazamentos, solicite uma visita de um Caça Vazamentos que irá analisar o encanamento de sua casa e consertar os vazamentos, além de emitir laudo e tudo o que você precisa para contestar conta de água abusiva em seu imóvel. 

 

Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp