Como combater infiltrações em lajes e estruturas

Como combater infiltrações em lajes e estruturas

Elas começam de forma muitas vezes silenciosa, escondida e vão aparecendo aos poucos, crescendo e criando sintomas claros de que existe um problema grave que deve ser combatido logo.

Como combater infiltrações em lajes e estruturas

Mas nem sempre combatemos rapidamente uma infiltração, seja por falta de dinheiro ou negligência, a verdade é que a maioria de nós só tomar uma atitude quando lajes e estruturas estão numa situação arriscada, e precisam de uma solução…o que pode se tornar algo ainda mais caro.

O importante é resolver o problema de infiltrações e uma dica é fazer a Impermeabilização total de lajes, estruturas, pisos e paredes, evitando que a situação se torne ainda mais séria. Confira o que é e a importância da Impermeabilização e como ela ajuda a combater infiltrações em sua casa.

O que são as infiltrações

Infiltrações em lajes e estruturas em geral podem ocorrer com certa frequência, e por isso é tão importante que a impermeabilização seja feita sempre para evitar essas complicações. Mas afinal, o que são infiltrações?

O que são as infiltrações

Toda umidade revela uma infiltração, quando a água, seja da chuva ou de um cano furado, acaba entrando em um vão ou sendo absorvida por uma estrutura.

A porosidade de blocos e a qualidade das argamassas atuais conseguem combater até certo ponto a umidade, porém quando ela é constante, o que ocorre é um enfraquecimento da estrutura, que com o tempo pode se tornar um risco.

Um local sem cobertura por exemplo, como uma laje de uma casa sem telhado, pode com o tempo apresentar rachaduras e infiltrações por conta da água da chuva. Se não houver o cuidado de usar telhas e produto de impermeabilização, logo a laje começará a apresentar umidade.

As infiltrações começam, cada vez que chove e dependendo do tempo que o local fica encharcado, acaba havendo enfraquecimento do cimento e da laje em si, favorecendo o aparecimento de goteiras e posteriormente rachaduras e infiltrações mais severas.

Uma boa impermeabilização evita que esse problema continue, e no mercado existem vários tipos de impermeabilizantes, cada um ideal para cada necessidade.

O que é Impermeabilização

A impermeabilização é um processo onde se usa produtos químicos para vedar materiais porosos, de forma que ele crie uma película que protege esse material e estrutura da ação da água.

O que é Impermeabilização

A água quando em contato com materiais como blocos e cimento, se for constante, pode enfraquecer e apodrecer a estrutura a médio e até longo prazo. Casos de queda de marquises e lajes por exemplo, geralmente acontecem pela falta de manutenção e responsabilidade no cuidado com uma boa impermeabilização do local.

Em ambientes externos, o maior causador desse problemas é a chuva, que pode encharcar locais, além de, dependendo da forma como foi feita uma laje por exemplo, se houver água represada ela irá umedecendo o local e infiltrando até começar a gotejar no ambiente abaixo.

Principais Motivos Conta de água Alta

Sua Conta de Água está Alta? O que Fazer

6 soluções mundiais para combater a escassez de água

6 soluções mundiais para combater a escassez de água

Vazamento no banheiro 

Sinais de infiltração que danificam imóveis

Outro causador de infiltrações são canos furados, que nesse caso pode ser ainda mais grave, já que o problema é constante e muitas vezes imperceptível. Nesse caso, além da impermeabilização, é preciso o conserto total do cano para acabar o problema.

Basicamente há dois tipos de impermeabilizantes: os rígidos e os flexíveis. Os impermeabilizantes rígidos usam aditivos químicos diretos no local da infiltração e não pode ocorrer variações grandes de temperatura. Os locais com mais utilização desse tipo de produto são locais como subsolos e piscinas.

Os impermeabilizantes flexíveis são a base de polímeros ou elastômeros, produtos químicos indicados para locais com variação de temperatura, além de áreas cobertas ou sem cobertura.

O uso é recomendado para trincas e rachaduras, além de paredes, pisos e lajes, como varandas e locais abertos. O impermeabilizante flexível possui vários tipos como:

  • Argamassa Polimérica;
  • Emulsão acrílica;
  • Emulsão asfáltica;
  • Hidrofugante;
  • Hidrorepelente;
  • Manta asfáltica.

A Argamassa Polimérica é como um cimento em bisnaga, um produto pronto e mais fácil de usar do que o cimento comum, que deve ser preparado com cal e água. Possui em sua composição polímeros que auxiliam no combate da umidade e infiltrações.

A Emulsão Asfáltica e a Acrílica são feitas com elastômero e devem ser aplicadas a frio. A diferença entre elas é que a Asfáltica é indicada para áreas com proteção como toldos e a Acrílica é aplicada como uma tinta comum e indicada para áreas abertas.

O hidrofugante é um impermeabilizante indicado para fachadas de residências e até prédios, já que impede a circulação da água. Pode ser usado em telhas, blocos cerâmicos e pastilhas.

Já o Hidrorepelente possui a mesma qualidade e propriedade do Hidrofugante, porém é indicado para áreas molhadas e materiais que devem se manter secos como azulejos e pisos de banheiro. Ele isola a umidade, preenche infiltrações e ainda possui ação antibacteriana e antifúngica.

A manta Asfáltica, uma das mais conhecidas no mercado, possui base com polímeros e aplicada em lajes e locais com reservatório de água. A cobertura é completa e oferece alta proteção. A aplicação porém da manta asfáltica é através de profissionais, já que é utilizado maçarico para fazer a fixação do produto no local e dado o acabamento necessário.

Como evitar infiltrações e Vazamentos

Para evitar problemas com infiltrações e vazamentos só existe uma saída: manutenção e estar atento na hora de construir, para que um pequeno erro não coloque em risco a qualidade da obra a longo prazo. Algumas dicas importantes:

  • Toda laje deve ter uma pequena inclinação e principalmente para onde estão os ralos, pois dessa forma a cada chuva, a água irá para o local correto para seu descarte, ao invés de represar em áreas sem caimento;
  • A laje deve sempre ter proteção, seja de telhas ou qualquer outro tipo de cobertura. A impermeabilização é fundamental para manter a prevenção a umidade e infiltrações no local;
  • Não basta ter telhas sobre a laje se elas estiverem quebradas ou soltas. É importante sempre fazer uma manutenção, observando se é necessário a troca de alguma quebrada, pois qualquer fissura pode ser a entrada de água para causar infiltrações;
  • Outra maneira de manter a impermeabilização é colocando pisos sobre a laje, mas é importante que haja a impermeabilização antes de coloca-los e logo depois sobre eles para que não haja a menor chance da água passar.

Entre em contato conosco

Solicite Um Orçamento Gratuito

Receba seu orçamento de forma gratuita via WhatsApp ou telefone

Reclame Aqui

Zero Reclamações no site reclame aqui

https://www.reclameaqui.com.br
Phone - Elements Webflow Library - BRIX Templates

Orçamento via Telefone

Receba seu orçamento via telefone e tire suas duvidas
sobre o serviço

0800-591-4217
Phone - Elements Webflow Library - BRIX Templates

Atendimento 24 horas

Atendimento 24horas, todos os dias via WhatsApp

Solicite seu Orçamento via
WhatsApp

Envie-nos uma
mensagem

Entre em contato cosnosco atraves dos nossos contatos abaixo ou nos envie uma mensagem via whatsapp.

Email Icon - Elements Webflow Library - BRIX Templates
Email:
reicacavazamentos@gmail.com
Phone - Elements Webflow Library - BRIX Templates
Telefone:
0800-591-4217
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.