Vazamentos de gás são perigos que podem surgir a qualquer momento em nossas casas, tornando-se em problemas reais e graves, já que nem sempre são fáceis de ser percebidos.
As tubulações de gás natural são complexas e instalações importantes que garantem gás encanado em apartamentos e residências por todo país.
Seja pela instalação errada, tubulações antigas, falta de manutenção preventiva ou mau uso, os vazamentos de gás podem ocorrer de maneira oculta por muito tempo, oferecendo muitos riscos a saúde e a vida dos moradores.
Confira dicas de como evitar vazamentos de gás e conheça o funcionamento dos sistemas de gás natural encanado.
O gás natural é um gás contido em grande concentração em reservatórios naturais no subsolo e considerado um combustível fóssil.
Resultado da decomposição de animais e plantas, o gás é obtido pela perfuração do solo.
Os hidrocarbonetos gasosos contidos no gás natural promovem um gás mais limpo e contém, também, gases combustíveis importantes como o gás metano.
O gás natural é distribuído para uso por gasodutos, passando por etapas de extração e processamento de impurezas, garantindo um gás muito mais limpo e seguro.
Apesar de toda segurança envolvida, quando comparado com outros tipos de gases como o gás GLP convencional de cozinha, o gás natural também oferece riscos à saúde e vida quando ocorrem vazamentos de gás.
Os vazamentos podem acontecer caso haja algo na tubulação que não esteja corretamente instalada ou o usuário deixe o fogão com alguma boca aberta.
Outras situações que podem causar o problema, é um fogão com defeito nos botões, boca ou forno, além da peça de entrada do gás no equipamento.
É fundamental que qualquer sinal ou odor estranho, um caça vazamentos seja acionado, evitando situações de risco a vida.
Inalação e explosões são, sem dúvida, os maiores perigos associados aos vazamentos de gás.
O gás natural é mais leve que o ar, logo, se uma casa estiver com portas e janelas fechadas, o gás irá subir e ficará na parte superior, e caso alguém acenda uma lâmpada, pode haver uma explosão.
A inalação é outro problema grave. Entretanto, vazamento de gás oculto, ou seja, com poucas saídas de gás concentrado em um local sem ventilação, se inalado por muito tempo, pode causar falta de ar, confusão mental até inconsciência, levando a morte.
Mesmo oferecendo mais praticidade que o gás de cozinha convencional, é preciso estar atendo a esses perigos e seguir orientações para evitar vazamentos de gás em casa.
Vazamentos de gás não devem ser ignorados. Confira algumas dicas para evitá-lo em sua casa:
A primeira dica é analisar se seu fogão está funcionando corretamente. Botões, bocas e forno estão com a chama muito alta ou baixa?
O botão está duro para girar? As panelas estão ficando sujas após cozimentos? Esses sinais podem ser problemas no equipamento, sendo necessário ajustes ou até a troca por um novo.
Em condomínios, o gás natural é usado para abastecimento de todos os apartamentos e, por isso, os moradores devem ficar atentos a qualquer tipo de odor característico de gás, pois geralmente os corredores têm poucas saídas de ventilação.
Gás de cozinha, seja GLP ou natural, não possuem cheiro e nem cor, mas as refinarias adicionam componentes que produzem odor e coloração azulada, para ficar mais fácil a identificação em vazamentos de gás.
Se em sua casa ou apartamento você percebeu que está tendo vazamento de gás, a orientação é nunca acender luzes, pois isso pode gerar faíscas e causar explosões.
A primeira coisa a ser feito em vazamentos de gás é abrir janelas e portas, fazendo com que a ventilação corra pelo imóvel.
Em segundo lugar, feche o fornecimento de gás e chame um caça vazamentos.
Somente com ajuda desse profissional é possível um serviço de qualidade e a solução com segurança, preço justo e garantia.