Atendimento 24 Horas

Atendimento Emergencial 24H

Garantia Todos Serviços

Localização Ponto Exato

Ligue 11-35541680

São Paulo SP

Inicio » 6 Dicas de Como Não Desperdiçar Água em Casa
Banner caça vazamento água

6 Dicas de Como Não Desperdiçar Água em Casa

6 Dicas de Como Não Desperdiçar Água em Casa

Em 2021, o Brasil amarga uma das piores secas desde 1910, quando começaram as medições deste fenômeno. Segundo o Cemanden– Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, mais de 40% do país sofre com a forte estiagem, com a diminuição de represas e a possibilidade de racionamento em grandes capitais. 

Em meio a esta realidade, o Instituto Trata Brasil mostra que o Brasil poderia não passar por tal problema, se soubesse economizar com a mesma seriedade com que desperdiça água. Segundo o instituto, quase 40% de toda água tratada e para abastecimento no país, é perdida. Um prejuízo de 12 bilhões de reais por ano. 

Duas situações que além de reais, poderiam ser evitadas com medidas de economia, mais seriedade do poder público e conserto de vazamentos, um dos maiores complicadores, quando o assunto é perda hídrica. 

Segundo a ONU, podemos viver com 110 litros de água por dia e por pessoa, ou seja, é possível vivermos com menos e com qualidade de vida e bem-estar, só é preciso uma mudança de hábitos e atenção a pequenas coisas, como vazamentos de água, que são os grandes causadores desse desperdício. 

Para diminuirmos o impacto que a seca já vem causando e mudarmos os hábitos, de modo a economizar mais água e assim, trazermos também mais fôlego para o bolso, confira neste artigo o que fazer para não desperdiçar água, com 6 dicas sustentáveis e simples para levar pela vida.

  • Feche bem as torneiras e fique de olho nas goteiras

Uma torneira gotejando sem parar, pode causar uma perda hídrica de até 46 litros por dia? Pode parecer não ser muita coisa, mas no mês, a perda é de quase 1.400 litros! Um desperdício que levará pelo ralo, muito do seu dinheiro trabalhado no mês. 

Por isso, a primeira dica é sempre que utilizar a pia, seja para escovar os dentes ou fazer a barba, sempre fechar a torneira entre os intervalos de uso como enxague e se certificar que o registro está bem fechado. 

Mas cuidado, não aperte muito, pois isso pode espanar a rosca e causar uma goteira impossível de ser impedida. Nesse caso, o conserto é feito com a troca do anel de vedação que fica no interior do registro da torneira. Para troca correta, peça o auxílio de um caça vazamentos que poderá analisar se as outras torneiras da casa estão em bom funcionamento. 

  • Aprenda a reaproveitar água

Você tem que lavar todos os dias o quintal por causa do seu cachorro? Então reaproveite a água da máquina de lavar. Conforme a água for solta nos enxagues e centrifugação, pegue a água com baldes ou feche o ralo do tanque. 

Essa água, pode ser usada também para lavar a cozinha, banheiros e para ser descartada nos vasos sanitários. Desta forma, você pode garantir uma economia de até 50% no consumo de água no fim do mês. 

  • Use baldes ao invés de mangueiras

Mangueiras causam muita perda de água, por isso a melhor opção, seja para lavar o carro ou lavar o quintal, sempre utilizar um balde, que já possui uma quantidade de água suficiente para lavar uma determinada área.

Em jardins e para molhar plantas em vasos, use regadores que possuem um controle de água para molhá-las na quantidade certa. Aliás, para lavar o carro, use produtos de lavagem a seco e evite de lavá-lo com muita frequência, pois isso também promova uma boa economia de água. 

  • Observe se os eletrodomésticos que utilizam água

Máquina de lavar roupa, lava-louças e lavadoras de pressão domésticas, utilizam água e para que sejam econômicas e estejam com bom funcionamento, precisam ser limpas e terem seu uso conforme o fabricante orienta.

Ou seja, não encha muito a máquina, pois isso significa que ela precisará de mais água para lavar tudo, e pode, inclusive, comprometer o funcionamento. Observe se a máquina não está vazando e faça a troca de acessórios simples como mangueiras que além de baratas, são fáceis de instalar. 

As lavadoras de pressão devem ser limpas a cada uso, para que a ponta do jato não fique entupido. Na lava louça, sempre analise se não existe vazamentos nas conexões de entrada e saída de água. 

  • Tome banho com consciência

Tome banho com consciência

Ao tomar banho, procure ficar o mínimo de tempo possível. Entre 5 e 10 minutos, é o suficiente para fazer a higienização, sem gastar muito. Para se ter uma ideia da economia, um banho de 5 minutos equivale a 45 litros de água, enquanto banhos de 15 minutos ou mais, tem uma perda hídrica de mais de 135 litros. 

Para economizar ainda mais, tome banho dentro de uma bacia grande e use a água para descarga. Outra dica, é ao lavar o cabelo e ensaboar o corpo, feche o registro do chuveiro, e abra apenas para se enxaguar. 

  • Localize e conserte vazamentos de água

Os vazamentos de água são um dos maiores vilões do desperdício. Estima-se que um encanamento com um pequeno furo de 2 mm, pode vazar em média, mais de 3 mil litros por dia! Em 1 mês, são mais de 96 mil litros perdidos. 

Além do desperdício, um vazamento oculto de água, pode causar infiltração e umidade, causando a queda de revestimentos, comprometendo estruturas e causando mofo, favorecendo doenças respiratórias. 

Para se livrar do problema, chame uma caça vazamentos da Rei Caça Vazamentos, empresa com experiência e mais de 3.000 atendimentos e clientes satisfeitos. O profissional caça vazamentos utiliza equipamento que faz a localização e evita que a parede seja quebrada em vários pontos até a identificação do vazamento. 

Encontrado o vazamento, o profissional faz o conserto somente no local do problema, dando ao cliente muito mais tranquilidade, um serviço mais rápido e o melhor custo-benefício, com preço baixo e muita satisfação.

 Contate agora a Rei Caça Vazamentos e acabe com o desperdício de água em sua casa. Atuamos em toda São Paulo e região metropolitana, com postos de atendimento especializado 24 horas em todo país e a partir de R$ 149,00. Contate-nos já! 

Comments are closed.
OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp